Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

AgroPonte 2025 encerra 14ª edição com público recorde e forte geração de negócios

Evento em Criciúma superou expectativas e contou com a presença do governador e do secretário da Agricultura

Por Maryele Cardoso 17/08/2025 - 19:48 Atualizado há 2 minutos
Foto: Maryele Cardoso/4oito
Foto: Maryele Cardoso/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A 14ª edição da Feira AgroPonte chegou ao fim em Criciúma, deixando um saldo positivo em público, negócios e organização. Com quase 15 anos de história, o evento se consolidou como a maior vitrine do agronegócio catarinense, demonstrando que desenvolvimento rural e crescimento econômico caminham juntos quando há parceria entre sociedade, setor produtivo e poder público.

“Finalizamos mais uma edição da Feira AgroPonte, foi uma feira que realmente vai ficar na história, a maior e melhor de todas já realizadas. Não só pela estrutura, que foi bastante modificada, como também pelas mudanças na página da Pecuária e nos acessos do evento, muito bem aceitos pelo público e expositores. Foi um sucesso em público, em vendas, nos equipamentos, automóveis, implementos e agricultura familiar. Toda a AgroPonte desse ano foi excepcional”, destacou Jaqueline Backes, diretora da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora do evento.

Somente no sábado, cerca de 25 mil visitantes passaram pelo Centro de Eventos José Ijair Conti, vindos de várias regiões de Santa Catarina. “Foram quase 200 expositores ocupando mais de 25 mil metros quadrados, desde empresas de alta tecnologia e inovação até pequenas propriedades da agricultura familiar, que encontraram aqui uma vitrine real para os seus produtos”, acrescentou Jaqueline. A avaliação pós-evento ficará por conta do Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), que irá fornecer dados detalhados sobre visitantes, perfil do público e geração de negócios, fundamentais para o planejamento da próxima edição, já prevista para 2026.

A representatividade da agricultura familiar foi um dos grandes destaques desta edição. Ao todo, 45 cooperativas participaram da feira com apoio da Epagri, Cidasc e Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, representando mais de 2 mil propriedades rurais do Sul e da Serra Catarinense. O organizador do evento, Willi Backes, reforçou: “O apoio do governador é fundamental para a participação das cooperativas da agricultura familiar. Toda essa área enorme é subsidiada pelo governo, permitindo que as cooperativas possam participar. A presença dele é sempre muito importante para acompanhar o que está sendo realizado”.

Presença do governador e lideranças políticas

A visita do governador Jorginho Mello foi um dos momentos mais marcantes da feira. “O agro representa 35% do PIB catarinense e tem papel crucial na economia regional. Santa Catarina é um estado diferenciado pela diversidade produtiva e técnica. Estamos investindo em energia, internet e infraestrutura, como o programa Estrada Boa Rural, para garantir qualidade de vida e escoamento da produção. O estado está voando, temos um trabalho conjunto, um time massa, e recebemos do IBGE a menor taxa de desemprego do Brasil e do mundo, 2,2%. Aqui ninguém fica parado, todo mundo vai à luta e trabalha”, afirmou o governador.

O prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, comentou sobre o impacto da feira e a presença do governador. “A AgroPonte não acontece apenas no pavilhão, ela se espalha pela cidade e pela economia. Recebemos investidores que estão vendo em Criciúma uma terra de oportunidades. É a maior edição da história, e também a que mais envolveu o poder público”, fala ele.

Expositores comemoram resultados

Os expositores também saíram satisfeitos, Mariana Martinello Cechinel, da Terra de Ferro, Mariana Martinello Cechinel, da Terra de Ferro, que faz parte da Associação de Bananicultores de Criciúma (Abacri), participou pela primeira vez e sai otimista do evento. "Fizemos muitos contatos e percebemos que o público valoriza o diferente. Nosso doce de tomate foi um sucesso e queremos voltar no ano que vem com ainda mais novidades", garantiu.

Já a Ilene Zanivan Martinello, da Leninha Cucas e Tortas Gourmet, oteve um resultado surpreendente. “Nossa meta era vender 1.500 cucas, vendemos mais de 2 mil. A feira só melhora a cada edição e o público retorna e já vem direto no nosso estande”, conta.

Além da área de negócios, a AgroPonte também foi espaço de conhecimento e experiências, com palestras técnicas, oficinas, exposições de animais e ações de educação rural, como doma racional e equoterapia. O tradicional julgamento de raças recebeu premiações alusivas ao centenário de Criciúma, fortalecendo a ligação entre tradição e inovação.

15ª edição já tem data confirmada

Diante do sucesso da edição de 2025, a próxima AgroPonte já tem data marcada: de 12 a 16 de agosto de 2026, novamente em Criciúma, com a expectativa de superar os recordes deste ano e continuar impulsionando o agronegócio catarinense.

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito