Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Acic auxilia empresas na adequação à LGPD

Consultoria nesta área é a nova solução a integrar o portfólio de serviços oferecidos pela Associação Empresarial de Criciúma
Redação
Por Redação Criciúma, SC, 02/04/2021 - 11:07
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Alinhada à demanda de mercado e às dificuldades de implantação criadas pela complexidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) vai colocar à disposição de associados e não associados consultorias nesta área, ampliando o portfólio de soluções oferecidas à comunidade.

"Ao identificar essa necessidade, a Acic buscou profissionais altamente qualificados, para estruturar e disponibilizar mais uma importante ferramenta aos empreendedores. Esse suporte para a adequação às exigências legais vai também apoiar o desenvolvimento das empresas, gerando segurança jurídica e preservando a imagem institucional", enaltece o presidente da entidade, Moacir Dagostin.

Em vigor desde setembro de 2020, a legislação entrará em uma nova etapa este ano, pois a partir de agosto haverá a possibilidade de aplicação de penalizações pelo descumprimento das medidas previstas, por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável pela regulação, fiscalização e por definir protocolos a serem adotados.

"Diante disso, a adequação torna-se ainda mais urgente para as empresas que lidam com informações pessoais, independentemente do porte e do ramo de atividade", pontua Dagostin.

"A lei estabeleceu uma série de protocolos que devem ser seguidos pelas organizações, em relação à proteção de dados pessoais, sejam de seus clientes, prospects, fornecedores, funcionários, entre outros. Percebemos que as empresas precisam passar por algumas etapas para essa adequação, iniciando pela criação de uma cultura de proteção de dados", expõe o advogado e administrador Carlos Villela.

Especialista na nova legislação, Villela conduzirá a consultoria especializada oferecida pela entidade, ao lado de Jefferson Zardo, profissional com 30 anos de experiência técnica e gerencial em TI nas áreas de infraestrutura, redes, segurança e cloud.

Metodologia prevê adequação em etapas

A metodologia que será utilizada prevê a adequação à LGPD em várias etapas. "As etapas de execução do escopo e cronograma das atividades do trabalho serão definidas em conjunto com o cliente, conforme prioridades e setores com maior volume de tratamentos de dados, riscos jurídicos, vulnerabilidades, entre outros. Considerando que se trata de atividade multidisciplinar, é possível a implementação simultânea do projeto em áreas diversas, gerando maior celeridade e reduzindo os custos do projeto de adequação", aponta Villela.

Os interessados em participar da consultoria devem entrar em contato com o setor de Capacitação da Acic pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (48) 3461-0908 | (48) 99974-4044.