Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A tímida volta dos ônibus em Criciúma

São poucos passageiros que usaram o transporte coletivo na retomada do serviço, na manhã desta segunda-feira
Por Denis Luciano Criciúma - SC , 24/08/2020 - 08:05 Atualizado em 24/08/2020 - 11:49
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Foi bastante fraca em relação ao movimento de passageiros a retomada do transporte coletivo em Criciúma, a partir das 6h30min desta segunda-feira, 24. Logo cedo, a Polícia Militar marcou presença nos terminais do Centro, Próspera e Pinheirinho. Por volta das 7h, o Terminal Central não acolhia nem cem usuários, quando em épocas de normalidade estaria com filas e lotação total. O vazio da escadaria de acesso à plataforma e da galeria confirmavam a inquietante situação.

Trata-se da segunda retomada do transporte. Quando do início da pandemia de Covid-19, em Santa Catarina, a primeira suspensão do transporte se deu a partir de 19 de março, a partir de um decreto do governador Carlos Moisés. Depois de longa suspensão, houve a retomada em 8 de junho, com rígido protocolo e horários restritos. Porém, um novo avanço dos casos de coronavírus fez o Estado ordenar a suspensão a partir de 17 de julho. Na última semana, fazendo uso de uma nova leitura das determinações do Governo do Estado, o prefeito Clésio Salvaro assumiu a decisão local de retomada do serviço a partir desta segunda-feira.

Pouca gente circulando no Terminal Central nas primeiras horas da segunda-feira

"É uma volta gradual, aos poucos. Mas tem bastante ônibus circulando", afirmou o presidente do Sindicato dos Motoristas de Criciúma, Clésio Fernandes, o Buba, elogiando o esforço da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). "As empresas estão colocando ônibus conforme a demanda. Quanto mais passageiros, mais trabalhadores eles chamam e mais ônibus colocam. Mas eles estão se esforçando para não haver lotação. Colocaram de novo, por exemplo, o Expresso, que faz a mesma linha do Amarelinho e faz com que tenha menos gente no Amarelinho, evitando lotação", destacou.

Presidente do Sindicato dos Motoristas no Terminal Central, logo cedo, conferindo a volta dos ônibus

Eram raros os ônibus, na primeira hora de serviço do transporte coletivo, que contavam com mais de dez passageiros, tanto os Amarelinhos quanto os brancos, que fazem as conexões com os bairros. A ACTU promoveu um reforço no protocolo dos carros. Colocou dispensers com álcool gel junto a todas as portas, corrigindo uma situação que era reclamada na retomada anterior da atividade. "E colocaram essa proteção acrílica para os motoristas", acentuou Buba. 

Ao entrar, o passageiro encontra álcool gel em todos os ônibus

Cobradores fiscalizando

Os cobradores estão trabalhando também. "Tem bastante trabalho pra eles, são como fiscais dentro dos ônibus. Eles que controlam o uso da máscara pelos passageiros e ficam, o tempo todo, colocando álcool nos bancos, depois que os passageiros saem", disse o presidente do Sindicato. No momento em que ele dava essa explicação na Rádio Som Maior, um Amarelinho estacionou na plataforma, desembarcaram cinco passageiros e, de fato, o cobrador fez isso. Saiu do seu lugar e, com a garrafa de álcool gel em punho, higienizou os bancos que estavam ocupados por essas pessoas.

Até o momento, todo mundo de máscara. Ninguém está desrespeitando o decreto municipal

Na observação feita pela reportagem no Terminal Central, todos os passageiros estão usando máscaras e o distanciamento era observado, embora a pouca quantidade de pessoas circulando. "Estamos nos cuidando, é máscara, é álcool gel, e mantendo a distância", disse Gabriel Silva, morador do Centro e funcionário de uma empresa da Próspera, para onde estava se deslocando por volta das 7h30min, aguardando o Amarelinho. "Estava trabalhando home office até agora. Mas esse retorno é muito bom, a comunicação melhora com os colegas na empresa", reforçou, aliviado com a retomada dos ônibus.

Mesmos horários

A ACTU confirmou a a volta dos ônibus nos mesmos horários que vinham sendo praticados antes da última suspensão: de segunda a sexta-feira, das 6h30min às 8h30min, das 11h às 13h30min e das 16h30min às 19h30min, e aos sábados das 6h30min às 8h30min e das 11h às 13h.

Uma das poucas e pequenas filas no Terminal Central nesta manhã

Sobre a pouca frequência dos passageiros nas primeiras horas da segunda-feira, o presidente do Sindicato dos Motoristas entende que "o passageiro não veio hoje pois o prefeito coloca, o governador tira. A dúvida das pessoas esvaziou os ônibus. A dúvida até nossa. Eu vejo agora que não se tira mais ônibus. Vão baixar esses casos e os nossos motoristas vão voltar ao trabalho", finalizou.

Ouça mais informações no podcast:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito