Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A razão de levar a criança para Joinville

Suspeita de meningite foi descartada mas o HMISC está apto para atendimentos, garante secretário
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 03/10/2019 - 16:44 Atualizado em 03/10/2019 - 16:47
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A possibilidade de um novo caso de meningite bacteriana ou meningococcemia em Criciúma foi descartada pelas autoridades na tarde desta quinta-feira, 3. "Saíram os dados hoje descartando as duas doenças", reforça o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande. A suspeita recaía sobre um menino de um ano e três meses que está internado em um hospital de Joinville.

Chamou a atenção o fato de a criança não estar sendo atendida no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC). "Ele estava internado em outro hospital de Criciúma e, por decisão dos pais, ele foi transferido para Joinville, onde o mesmo plano de saúde dá cobertura", sublinha.

Situação do HMISC

Essa decisão dos pais da criança que segue sob cuidados médicos veio no dia seguinte às denúncias do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (SindiSaúde), Cléber Cândido. Ele referiu nesta quarta-feira, 2, em entrevista à Rádio Som Maior, que há falta de pediatras, medicamentos e insumos no HMISC, e que os recentes casos de meningite podem ter relação com esses problemas. 

“Falta de atendimento, falta de medicação. Tem poucos pediatras no hospital, as crianças são atendidas pelos clínicos gerais. Isso pode até ter ligação com os casos de meningite nas crianças do município. A demora para os exames, falta de funcionários, com aumento de serviço. É uma situação preocupante”, disse o sindicalista.

O secretário de Saúde reforçou o conteúdo da nota emitida ainda nesta quarta pelo Instituto Ideas, gestor do HMISC, que rebateu as denúncias. "Há pediatras suficientes, com turnos que chegam a ter até três pediatras, e também há leitos disponíveis, medicamentos e todos os insumos", refere Casagrande.

Sobre a suspeita deste caso do menino, residente no Bairro Nossa Senhora da Salete e transferido para Joinville, a Vigilância Epidemiológica de Criciúma emitiu uma nota na tarde desta quinta-feira. Confira abaixo:

A Vigilância Epidemiológica informa que foram liberados resultados parciais do LACEN/SC do último caso suspeito notificado de doença meningocócica no município e foi descartada a meningococemia, forma mais grave da doença. Outros exames ainda seguem em análise para a conclusão do diagnóstico e a Vigilância Epidemiológica segue monitorando o caso.

 

Será mantida a reunião com os pais na unidade escolar frequentada pela criança, ainda hoje, para esclarecimentos. No entanto, não é mais indicada a realização de bloqueio medicamentoso.  Ainda assim, as medidas de controle são essenciais. Entre elas:

 

- Atualize a carteira de vacinação;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Lave as mãos com água e sabão;
- Mantenha a higiene rigorosa com pratos, talheres, mamadeiras e chupetas, brinquedos em casa, nas creches e  escolas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito