Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

A mentoria reversa como uma forma de atualizar a sua empresa

Um novo formato de ensino, coloca os jovens ensinarem as pessoas ditas como "mais experientes"
Vitor Netto
Por Vitor Netto Criciúma - SC, 26/11/2020 - 16:55
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os cursos e palestras de mentoria costumam ocorrer de maneira que uma pessoa mais experiente e de mais idade ensina às pessoas mais jovens e novatas sobre determinado assunto na carreira. Mas se ocorresse a inversão dos papeis? Os mais jovens ensinando os mais velhos? Esse é o papel da mentoria reversa. 

A mentoria reversa funciona exatamente desta maneira, utilizando os jovens e com atualizações do mundo ensinando as pessoas com mais tempo de trabalho em determinada carreira. Ela tem esse formato de que comumente você tem os cabelos grisalhos ensinando uma pessoa que está começando na carreira. Na mentoria reversa é ao contrário, o jovem ensinando o velho. São jovens ensinando as pessoas mais arraigadas, ensinando as novidades do mundo", explica o mentor de mentores e CEO da Global Mentory Gorup, Cláudio Brito, ao programa 60 Minutos nesta quarta-feira, 26, na Rádio Som Maior. 

Conforme ele, as empresas estão cada vez mais se atualizando e acompanhando as mudanças do mundo. "Por exemplo, mostrando para um gerente de banco como usar as redes sociais, mostrar formas de vestir mais atuais", comentou. 

De acordo com Brito, ainda há um certo preconceito neste formato, mas é necessário para acompanhar as atualizações da sociedade. "É uma forma de renovar a empresa, porque o mercado está mudando e daqui a alguns anos teremos mais jovens atuando. E se as empresas não ficarem mais jovens, não vai prosperar", afirmou. 

Ouça a entrevista completa: