Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A Festa da Gastronomia e as comemorações em Nova Veneza

Programa Adelor Lessa Especial foi transmitido direto do município, com convidados que marcaram a história do local
Por Erik Behenck Nova Veneza - SC, 21/06/2019 - 07:09 Atualizado em 21/06/2019 - 09:14

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Hoje é dia de comemorar os 61 anos de emancipação e os 128 anos de colonização de Nova Veneza. O Projeto Cidades do Sul, da Rádio Som Maior, está ao vivo direto da cidade da gastronomia típica italiana. Aliás, a festa começou ontem e segue até domingo (23).

Detalhes da transmissão:

09:12

O Programa Adelor Lessa Especial, com o Projeto Cidades do Sul, direto de Nova Veneza fica por aqui. Voltamos em breve direto de outra cidade da região Sul Catarinense.

09:11

Rogério Frigo: "Temos a certeza que nestes três dias vamos recepcionar muitas pessoas. Vai ter muita coisa boa e novidade. É para recepcionar todos que aqui estiverem".

08:57

Presidente do CDL de Nova Veneza, Ricardo Fernandes Paes: "A festa tem um papel significativo no comércio de Nova Veneza. Ela movimenta desde supermercados até lojas de roupas. As pessoas querem participar da festa e acabam consumindo no comércio. Se não tivesse a festa perderíamos de 20 a 30%. Hoje é feriado, mas o comércio funciona até às 18h".

08:49

E teve banda passando por Nova Veneza nesta sexta-feira de manhã.

 

08:45

Jogador André Gava: "Além do turismo e da gastronomia, o futebol é muito importante. O Metropolitano e o Caravaggio sempre estão chegando nas finais e isso é muito importante".

08:44

Jogador do Metropolitano, Maurício: "A gente mora na Veneza, então tem muita parceria e amizade. Eu fiquei um ano lá com eles e depois voltei para a terrinha", disse ele que antes estava jogando pelo Caravaggio.

08:43

Nicola Gava: "Antes dos italianos, os franceses e ingleses já haviam passado por aqui e descoberto a manta de carvão no subsolo. Foi isso que impulsionou a chegada dos italianos".

08:41

Nicola Gava: "O pessoal diz que os imigrantes são do Norte, mas pouquíssimos vieram de lá. A maioria veio do Noroeste, que fica perto da Áustria e da Suíça. Cada imigrante veio com um sonho, de ter uma vida melhor, porque na Itália o momento era muito complicado".

08:39

Nicola Gava: "Nova Veneza nesse contexto de imigração, um grande contingente de imigrantes italianos chegaram aqui no fim do século XIX. Foi em março de 1877. Em 1880 nasceu Criciúma como uma localidade do município de Campinas do Sul, hoje Araranguá, 11 anos depois, veio a primeira colônia italiana do Brasil, Nova Veneza".

08:36

A secretária Susan Bortoluzzi Brogni, com um traje para dias frios em Nova Veneza.

08:32

Secretária de Cultura, Esporte e Turismo de Nova Veneza, Susan Bortoluzzi Brogni: "100 mil pessoas é a nossa expectativa de público. Somente no sábado esperamos 50 mil pessoas. Orientamos que venham cedo para aproveitar e que estacionem nesse lado da praça, que é onde as pessoas chegam primeiro", orientou.

08:27

Walter Ghislandi: "Começa esse ano, já temos alguns parceiros contratados e deve sair logo logo", disse, se referindo a nova loja de Nova Veneza.

08:26

Diretor da rede Bistek, Walter Ghislandi: "Quando a gente trilha um caminho que tem sucesso, isso é muito positivo e gratificante. Hoje temos 19 lojas espalhadas pelo estado". Ghislandi já esteve noi Nomes & Marcasm, falando mais sobre sua história.

08:22

Nicola Gava: "Como eu trabalho com história, gostaria de citar que a metalurgica do Caravaggio nasceu em Nova Veneza. Havia uma serraria a água. Tinha várias ferramentas pequenas na região, para ampliar o mercado, eles íam a Porto Alegre de ônibus e seguiam pela beira da praia, já que não existia a BR-101".

08:19

Pesquisador Nicola Gava: "São 40 anos desde que eu comecei com o resgate histórico da italianidade".

08:10

Rogério Frigo: "Foi um projeto que deu certo, a população aprovou e os turistas adoraram", comentou o prefeito sobre a Rua Coberta.

08:07

Rogério Frigo: "Temos que manter tudo aquilo que existiu no passado, como as Casas de Pedra. Nós temos pontos que existem há muitos anos, mas claro, vem a modernidade".

08:06

Ângelo tem 87 anos e sabe tudo sobre a cidade: “É uma história grande. Quando eu comecei a trabalhar aqui era pouca gente e não tinha quase ninguém, agora é um absurdo de gente”.

08:00

Vice-presidente da Betha Sistemas, Aldo Garcia: "Em Nova Veneza nós estamos completando 30 anos. Começou com o aluguel de computadores e depois com a necessidade do processamento de dados".

07:51

Diretor da Fundição Mademil, Ney Milanez: "A gôndola foi um marco para Nova Veneza. Nós passamos de 8 para 80. 

07:33

A corte da Festa da Gastronomia, em entrevista a repórter Amanda Farias.

07:31

07:31

Letícia Preis, rainha da Festa da Gastronomia Típica Italiana: "É uma honra e muito gratificante. O que aconteceu vou levar para toda a minha vida. Nova Veneza é uma cidade que tem uma história tão rica".

07:23

Marcos Spillere: "É um orgulho para nós ter feito da primeira gestão junto com o Rogério Frigo", disse ele, que foi vice-prefeito de 2005 até 2012.

07:18

Moises Spillere, representante da Metalúrgica Spillere: "Ela foi fundada em 1946. Com o decorrer do tempo foi se transformando, hoje produzimos em torno de 1.800 toneladas de ferro laminado por mês. Nossos clientes são empresas que produzem implementos rodoviários".

07:13

Prefeito Rogério Frigo: "A gente está satisfeito com o primeiro dia, uma sexta-feira".

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito