Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A experiência de quem conheceu a Tesla por dentro

Diretor de Inovação da prefeitura de Criciúma vem provocando a aproximação entre a cidade, a montadora e um sonho
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 24/02/2020 - 16:22 Atualizado em 24/02/2020 - 16:24
Anderson Pacheco, da Tesla, e Claiton Pacheco, da prefeitura de Criciúma, em visita à empresa em setembro de 2019 / Divulgação
Anderson Pacheco, da Tesla, e Claiton Pacheco, da prefeitura de Criciúma, em visita à empresa em setembro de 2019 / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Será que a amizade entre um diretor da prefeitura e um engenheiro da Tesla poderá transformar a GigaCriciúma de um sonho distante a uma realidade concreta? É pelo codinome Giga que a Tesla identifica as cidades onde se instala. Assim foi na China, assim está sendo na Alemanha, assim é nas origens da gigante norte-americana, líder mundial na produção de carros elétricos, e que catalisa um sonho: de dotar Criciúma de uma montadora de automóveis.

Essa semente foi plantada a partir de uma visita do diretor de Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, à Tesla. Ele foi recebido pelo criciumense Anderson Pacheco - eles não são parentes - na empresa. Anderson é engenheiro sênior da Tesla, e formou-se em Engenharia na Satc, onde estudou com Claiton. 

Confira também:

Criciúma pode sediar unidade da Tesla

"A Tesla é um sonho possível"

Comitiva irá aos EUA tratar da vinda da Tesla

"Anderson e eu somos amigos. Quando o ministro Pontes estava na cidade e visitou a escola, conversamos sobre o Anderson, e ele demonstrou curiosidade em saber que um menino saiu de Criciúma para uma alta posição na Tesla", lembra Claiton. A partir daí, estava aberto o caminho para a videoconferência que, há poucos dias, reuniu o ministro, o deputado Daniel Freitas e Anderson, com a mediação do diretor da prefeitura de Criciúma. "O Anderson não participou diretamente da nossa conversa com o ministro, ele não negociou nada em nome da Tesla, e nem tinha carta branca para isso. O que fizemos, eu e o deputado Daniel, foi apresenta-lo ao ministro", explica Claiton.

Claiton e o engenheiro Anderson Pacheco na Tesla, nos Estados Unidos

"A possível abertura de instalações da Tesla no Brasil está sendo discutida confidencialmente". A afirmação, da chefe do Conselho de Assuntos Institucionais Especiais do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), Christiane Corrêa, à revista online InsideEVs, resume a forma como o tema é tratado. Mas em recente entrevista à Rádio Som Maior, o deputado "deixou escapar" que, de fato, o foco conquistando a Tesla seria encaminha-la para a região de Criciúma.

Claiton conheceu a Tesla por dentro em setembro passado, em Nevada. "Após a nossa missão Vale do Silício eu fiquei mais alguns dias nos Estados Unidos, aproveitei que tenho um grande amigo que trabalha na Tesla e visitei as unidades. Mais que uma montadora, é um acesso a um sem número de tecnologias que vem sendo desenvolvidas pela Tesla em conjunto com o mundo, não somente em carros elétricas, mas na geração e armazenamento de energia", lembra. 

Daniel Freitas esteve com o ministro Marcos Pontes falando sobre a vinda da Tesla para o Brasil

O diretor vê condições de Criciúma candidatar-se efetivamente a sede da empresa. "Criciúma tem a oferecer uma região, somos muito mais que Criciúma, uma região servida por um porto próximo, uma ferrovia que nos liga até esse porto, estamos em um polo de educação muito forte, a fábrica da Tesla é intensiva em automação, temos um número muito grande de engenheiros lá. Dos 15 mil funcionários da Tesla, 8 mil são engenheiros. Temos aqui um celeiro de formação de profissionais, temos condição de fornecer todo esse ecossistema para uma empresa como essa, para facilitar a produção e a logística de entrega dos veículos", comenta. "A empresa montou uma fábrica na China que está em operação, estão em fase final de montagem na Alemanha, e uma próxima unidade certamente será na América do Sul", pontua.

Confira também:

Daniel trata da vinda da Tesla com o Estado

Tesla: Norte do estado entra na disputa

"Acreditem na Tesla no sul de SC", afirma Daniel Freitas

O Governo do Estado já foi envolvido oficialmente. Depois de reunir-se com a Embaixada dos Estados Unidos, buscando orientações sobre meios para uma abordagem oficial à Tesla, o deputado Daniel Freitas levou o assunto ao Governo do Estado, do qual pediu uma carta de intenções, a ser assinada pelo governador Carlos Moisés. "Eu conversei com o assessor para Assuntos Internacional do Governo do Estado, logo que fiz a visita à Tesla no ano passado do Governo do Estado me procurou e se colocou à disposição. No momento oportuno todos serão envolvidos, nosso prefeito, a região, o Estado e o país precisam se envolver, trazer uma montadora não é comum, a própria legislação brasileira não está adaptada ainda à cadeia do carro elétrico. Precisaremos de um movimento de Nação, que mude a configuração do país no que se refere à inovação do Brasil em relação ao carro elétrico, esse movimento me deixa empolgado", confirma Claiton Pacheco.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito