Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Togo

O país foi colonizado por alemães e dominado por franceses, a população é diversificada e pobre
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 03/11/2019 - 10:00
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – PAISAGENS

O território de Togo é bem variado, com diferentes tipos de paisagens. No litoral existem praias com areia fina e lagunas, além de planícies úmidas tomadas por florestas. No centro existem vales, montanhas e colinas. E no norte estão planícies áridas e savanas.

2 – COLONIZAÇÃO

A colonização alemã começou em 1884, junto com Gana. Durante a Primeira Guerra Mundial o território acabou sendo partilhado entre França e Reino Unido, sendo que os franceses ficaram com as terras de Togo. A independência veio em 1960, e a partir daí o país passou a ser conduzido por diversos ditadores, até a eleição de 1992.

3 – POBREZA

A expectativa de vida em Togo era de 60,23 anos em 2016, o índice se deve a diversos fatores, como a baixa renda, mais da metade deles vivem com menos de 1,25 dólar por dia. É elevada a taxa de mortalidade infantil, com 70 para cada mil nascidos vivos. E a falta de saneamento básico causa diversas doenças e colabora com o problema.

4 – TERRITÓRIO
Togo tem 57.785 quilômetros quadrados de área, sendo um território bastante estreito, com apenas 100 quilômetros de largura. O país está localizado no oeste da África, fazendo fronteira com Benin, Burkina Fasso e Gana. Os climas predominantes na maior parte do ano são equatorial chuvoso e tropical.

5 – IDIOMAS

A população de Togo é bastante diversificada. Existem cerca de 50 línguas faladas no país, sendo que o francês é a principal delas. Muitos habitantes falam inglês e outros alemães, até pela colonização do século 19. As principais línguas nacionais são Ewe e Kabyé.

6 – FUTEBOL

A Seleção Togolesa de Futebol estreou em Copas do Mundo na edição de 2006. E a participação foi tensa, a Federação havia prometido dinheiro para os atletas pela classificação, acordo que não foi cumprido. O principal jogador da história do país é Emmanuel Adebayor, com passagens por Arsenal, Manchester City e Real Madrid.

7 – RELIGIOSIDADE

Os togoleses se dividem entre seguidores do islamismo, cristianismo e inimistas. Aproximadamente 51% da população crê que entidades não humanas possuem característica espiritual. Eles acreditam que existe um ser superior que age por meio de entidades intermediárias. No passado era comum que as casas contassem com altares, onde eram feitos sacrifícios em busca de proteção.

Tags: Togo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito