Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre Nauru

É um dos menores países do mundo, pouco visitado e dependente da Austrália
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 27/10/2019 - 11:00
Nauru é uma ilha / Foto: Reprodução
Nauru é uma ilha / Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – TERRITÓRIO

Nauru é uma pequena ilha no Oceano Pacífico, com 21 quilômetros quadrados, sendo o terceiro menor país do mundo. Fica próximo de Kiribati e das Ilhas Salomão, sendo um atol com origem em corais. É praticamente plana, onde o ponto mais alto tem 61 metros acima do nível do mar.

2 – POUCAS VISITAS

Nauru é considerada uma das dez nações menos visitadas em todo o planeta. O país não oferece muitos diferenciais, sendo que a pesca, o mergulho e a natação são as principais atividades. Existem alguns aeroportos próximos, como em Tarawa ou Maiana, no Kiribati, deixando o local um pouco mais acessível.

3 – POPULAÇÃO

Nauru tem atualmente 10,5 mil habitantes. As terras são habitadas há pelo menos 3 mil anos, por povos micronésios e polinésios, que compunham 12 tribos, hoje representadas por 12 pontas na bandeira do país. E por falar em população, a capital Yaren tem aproximadamente 650 pessoas.

4 – ECONOMIA

A exploração de fosfato é a principal fonte econômica de Nauru. As reservas estão se esgotando e um dos principais desafios é descobrir uma fonte alternativa para receita. Por algum tempo, a renda per-capita foi uma das mais elevadas para os países em desenvolvimento. A economia sobrevive com ajuda da Austrália, Taiwan e Nova Zelândia.

5 – COMIDA IMPORTADA

Ao longo do território não existem muitos terrenos agrícolas, basicamente existem plantações de coqueiros, bananeiras e mangueiras. Eles precisam importar a maioria dos alimentos, até mesmo água portável. O que tem bastante por lá são peixes, capturados na maioria das vezes por pescadores de Kiribati.

6 – FUTEBOL

A Seleção Nauruana de Futebol representa o país no esporte mais popular do planeta. Não são membros da Fifa, assim, não podem disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo e nem a Copa das Nações da OFC. São representados pela Associação de Futebol Amador de Nauru (Nasa). Existem pouquíssimos jogos na história da seleção, um deles em 2014, contra refugiados australianos.

7 – POLÍTICA

Nauru foi descoberta em 1798 por europeus e passou a ser uma colônia da Alemanha, na Primeira Guerra Mundial o controle foi tomado por Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido. Sua independência veio em 1968, sendo que atualmente o parlamento possui 13 membros, eleitos a cada três anos. E são estes parlamentares que elegem o líder de Estado.

Tags: Nauru

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito