1 – BEBIDAS
Na época de Natal as vendas da Coca-Cola caem até 50%, já que é tradição beber Julmus, um tipo de bebida gaseificada bem popular. Outra bebida popular é o aquavit, um licor que possui 40% de álcool, bastante popular em toda a Escandinávia, na tradução significa água da vida.
2 – DÍVIDA ANTIGA
Desde a década de 1970 a Suécia espera receber um pagamento de aproximadamente R$ 1 bilhão da Coreia do Norte. Em 1974 o país asiático comprou 1.000 veículos volvos e 144 sedãs, além de outros produtos, mas nunca pagou. Estes carros, já com mais de quatro décadas continuam circulando pelas ruas norte-coreanas. Todos os anos a Suécia envia uma carta de cobrança, mas nunca tem resposta.
3 – DIA E NOITE
A Suécia é um país que fica no norte europeu, logo, durante o verão o sol nasce por volta das 2h e se põe às 23h, sobrando pouco tempo para a noite. No inverno o dia dura das 8h às 15h. Isso colabora para o surgimento da Aurora Boreal, que pode ser vista com clareza entre setembro e abril, quando as noites são longas.
4 – PAZ
No século XVII a Suécia era uma das grandes potências militares do mundo, sendo uma das maiores produtoras de armas. Só que depois essa realidade mudou. O país não participou de nenhuma das duas guerras mundiais e faz mais de dois séculos que não se envolve em nenhuma guerra.
5 – ANIMAIS
Se você visitar a Suécia, poderá encontrar um dos mais de 400 mil alces que habitam os bosques de lá, são animais perigosos, responsáveis por mais de 6 mil acidentes rodoviárias todos os anos. Na Suécia é comum consumir leite de rena, outro animal bem popular no país.
6 – FUTEBOL
A Seleção Sueca tem tradição em Copa do Mundo, participando de 12 das 21 edições disputadas até hoje. Eles ficaram em terceiro lugar duas vezes, em 1950 e 1994, além do vice-campeonato de 1998, quando jogaram em casa. Na Eurocopa o melhor desempenho foi a semifinal de 1992, também em casa. Zlatan Ibrahimović é o maior artilheiro da Seleção, com 62 gols.
7 – IMPOSTOS
Se você acha que o brasileiro paga muito imposto, é porque não deve conhecer nenhum sueco. Os impostos são responsáveis por mais de 50% do PIB do país. Os moradores da Suécia são os mais tributados do mundo. Mas, eles gostam disso, já que boa parte dos recursos volta em melhorias.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!