Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Polônia

Multas estranhas, cinema sem dublagem e muito catolicismo
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 19/05/2019 - 10:00
Marcha de 100 mil nacionalistas marcou Dia Nacional na Polônia
Marcha de 100 mil nacionalistas marcou Dia Nacional na Polônia

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – MULTAS

Os pedestres que não respeitam os motoristas e não seguem as leis de trânsito, atravessando em locais sem faixa marcada, podem ser multados caso sejam flagrados pela polícia. Se tomar bebida alcoólica e andar de bicicleta, poderá ser multado. Até 2015 quem cometia essa infração poderia perder a carteira de motorista.

2 – CINEMA

A maioria dos filmes que entra em cartaz na Polônia é exibido com o idioma original, legendado em polaco. Mas, se for em desenho animado, então a dublagem é feita. Em 2015 o filme Ida, de Paweł Pawlikowski, recebeu o Oscar de melhor produção estrangeira.

3 – TERRITÓRIO DIVERSIFICADO

Embora o território não seja extenso, é bem diversificado. Ao norte são encontradas as praias do Mar Báltico e ao sul está a cadeia de montanhas Tatra. Existe uma região cheia de lagos, no nordestes do país e no leste está uma floresta chamada Biało Wieża. As regiões montanhosas são ideais para esquiar nas épocas mais frias.

4 – WARNER BROS.

A Warner Bros. foi fundada em 1923 por quatro irmãos no Canadá. Eles tinham o sobrenome Warner, mas na verdade, o nome era Wonsal, que acabou sendo alterado. Três deles nasceram numa cidade chamada Krasnosielc, próxima de Varsóvia. Ainda jovens migraram juntos com os país para a América.

5 – FUTEBOL

A Seleção Polonesa de Futebol tem como principal conquista a medalha de ouro das Olímpiadas de 1972, ainda levaram a prata nas edições de 1976 e 1992. Disputaram oito Copas do Mundo, terminando em terceiro lugar em 1974 e 1982. Na Eurocopa a melhor campanha veio em 2016, avançando até as quartas de finais.

Lewandowiski é o maior artilheiro da história da seleção e um dos principais atacantes do mundo

 

6 – RELIGIÃO

A religiosidade é uma questão importante para os poloneses. A igreja católica é a mais influente no país. Inclusive foi desta forma que conseguiram aprovar uma lei para impedir, a partir de 2020, que lojas abram aos domingos. O Papa João Paulo II nasceu na Polônia, em 1920.

7 – CUIDADO COM OS ANIMAIS

Este povo tem um profundo respeito pela vida animal. Nas épocas mais quentes, os comércios colocam tigelas com água para que os bichos possam beber. Em Varsóvia existe uma espécie de mictório para os animais. Se um animal desabrigado for encontrado, logo é recolhido pelos policiais ecológicos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito