Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

7 curiosidades sobre a Costa do Marfim

País tem o clima quente, com termômetros quase sempre acima dos 30ºC
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 26/01/2020 - 10:00
Os craques Drogba e Yaya Touré / Foto: Reprodução
Os craques Drogba e Yaya Touré / Foto: Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

1 – CLIMA

O país fica em uma região tropical, com a temperatura média na casa dos 30ºC, caindo durante a noite e isso se mantém ao longo de todo o ano, menos nas épocas de chuva, quando faz máximas de 25ºC. No norte o clima é ainda mais árido e seco, enquanto no sul a vegetação é rica. 

2 – O NOME

Embora utilizem o idioma francês, o país recebeu este nome dos portugueses, já que por lá existiam muitos elefantes durante a colonização. Em relação a independência, ela veio somente em agosto de 1960, quando conseguiram se livrar completamente do domínio francês, o processo já vinha desde 1919.

3 – CULTURA

O país tem mais de 60 grupos étnicos citados frequentemente, mas que pode ser dividido em sete partes principais, seguindo características históricas. Em relação as regiões culturais, são quatro: Atlântico Oriental (Akan), Atlântico Ocidental (Kru), Voltaic e Mandé. E na música são outros três: Alpha Blondy, Gyil e Djun-djun.

4 – POPULAÇÃO 

A Costa do Marfim tem um território de 322 mil quilômetros quadrados, localizada no oeste da África, fazendo fronteira com Gana, Guiné e Libéria, além de Mali e Burquina Faso. O país tem uma população estimada em 25,7 milhões, sendo que a taxa de natalidade continua alta, em 2010 eram 20,4 milhões e em 2000, 16,6 milhões.

5 – ECONOMIA

A agricultura é a principal fonte da economia na Costa do Marfim, empregando 68% da população. Entre os destaques está a produção de algodão e também de borracha, além das lavouras de abacaxi. A Costa do Marfim tem problemas com o abastecimento de proteínas e por isso necessita de importações.

6 – FUTEBOL

A Seleção Marfinense estreou em Copas do Mundo em 2006, em 2010 e 2014 estiveram novamente no Mundial, porém, mesmo com boas equipes, em nenhuma delas conseguiram passar da primeira fase, até porque na primeira edição enfrentaram Argentina e Holanda e na segunda, Brasil e Portugal.

O atacante Didier Drogba e o meia Yaya Touré são os principais nomes da história do país, mas eles não ganharam títulos jogando juntos, foi apenas em 2015 que o time conquistou sua segunda Copa Africana de Nações, com Touré sendo uma das estrelas.

7 – CULINÁRIA
Entre os pratos mais famosos da culinária marfinense, destaque para o yassa, que é um tipo de frango, preparado com molho de cebola, limão e pimentões, servido junto com arroz. O fofu é outro prato famoso, feito com banana e mandioca, inhame, servido com carne. É possível dizer que a culinária local é baseada em mandioca, milho e pimentão.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito