Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Lu Ceretta: reitora, conselheira e presidente

“A sensação que eu tenho em Criciúma é de que ela é a segunda autoridade pública da cidade”

Por Maga Stopassoli 14/12/2022 - 18:13 Atualizado em 15/12/2022 - 09:53

Enfermeira. Professora. Gestora. A carreira da profissional da saúde nascida no Rio Grande do Sul, mas que escolheu Criciúma para viver, começou cedo. Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc em segundo mandato, chega ao fim de 2022 acumulando em seu currículo duas nomeações tão importantes quanto à que ocupa à frente da universidade do extremo sul. No dia 10 de novembro, tomou posse como Conselheira da Câmara de Educação Superior, no Conselho Nacional de Educação, em Brasília. A cerimônia foi on-line e ocorreu na ponte aérea, literalmente. É que na data da posse, Luciane estava embarcando para o Japão, com a comitiva catarinense que viajou em Missão Internacional liderada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). O destino foi Japão e Singapura. A viagem durou 17 dias e rendeu 40 reuniões, 12 visitas a instituições em nove cidades e alguns acordos firmados entre as instituições de cada país.

Já nesta terça-feira (13), foi empossada Presidente do Sistema Acafe e terá o reitor Kaio Henrique Coelho do Amarante, da Uniplac, como vice-presidente. A cerimônia de posse ocorreu em Florianópolis e foi prestigiada por representantes de diversos segmentos da sociedade e contou com a presença do governador eleito, Jorginho Mello.

Em Criciúma, Lu Ceretta é uma liderança política, mesmo sem ser “política”. Seu modelo de gestão, colocou a Unesc entre as principais instituições do sul do país. Durante a pandemia, a reitora que virou conselheira e agora presidente, junto de sua equipe, foi incansável na busca de soluções para adaptar a necessidade do ensino que passou a ser remoto, à dura realidade de muitos alunos que não tinham notebooks, por exemplo. Na esfera municipal, Ceretta participou ativamente das reuniões que definiam as ações de enfrentamento ao Covid.

Fiz essas pontuações para dizer que o ritmo de trabalho da professora Lu é intenso e esse deverá ser o estilo que ela deverá imprimir em sua gestão à frente da Acafe. Em seu discurso, que foi sucinto, porém enfático, Lu Ceretta destacou que o plano de governança que o Prof. Kaio e ela pretendem implantar, está baseado em sete eixos. São eles: a socialização da Acafe com a população; o apoio à excelência acadêmica em todos os níveis e modalidades das IES; a ampliação da rede de cooperações interna e externa; a internacionalização das IES; a forte presença no ecossistema de inovação, ciência e tecnologia do Estado de SC; as estratégias de acesso e permanência de nossos estudantes, onde estão programas atuais como o Uniedu e vindouros como a universidade gratuita; a defesa do Marco Regulatório das Universidades Comunitárias junto ao MEC.

Em tempos tão desafiadores para a gestão pública e para a educação a escolha da Profª Lu Ceretta para presidir a Acafe é uma decisão estrategicamente acertada.

No Parlatório, a live semanal que fazemos na Som Maior, Adelor Lessa falou sobre a posse da reitora e o colega Upiara Boschi disse que “a sensação que eu tenho em Criciúma é de que ela é a segunda autoridade pública da cidade”. Ouça o comentário aqui:

Foto: Marciano Bortolin/Agecom Unesc.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito