Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Villa San Michelle

Por Benito Gorini 08/09/2022 - 14:00 Atualizado em 08/09/2022 - 16:24

A bela ilha de Capri, situada no golfo de Nápoles, possui inúmeros atrativos turísticos como a água azul-turquesa da “Grotta Azzurra”, a Marina Grande com seu funicular transportando passageiros cantando alegremente o “funiculi-funiculà”, o teleférico do Monte Solaro, as ruínas do Palácio de Tibério, os Faraglioni, gigantescos blocos de pedra próximos à Marina Pequena e a impressionante subida até Anacapri. Podemos alcançá-la pela estrada que serpenteia junto à encosta da montanha ou através dos 777 degraus da escada fenícia, que tantas vezes serviu de passagem ao médico sueco Axel Munthe, em busca de sua Villa San Michelle.

A escada fenícia

Munthe construiu sua vila em um promontório, com excepcional vista do golfo de Nápoles, do Vesúvio e do mar Mediterrâneo. Por muitos anos viveu em Anacapri, atendendo gratuitamente os pobres da ilha e edificando um santuário ecológico, com seu amor aos animais tão bem descrito em sua obra “A História de San Michelle”. A visita à vila é imperdível para quem leu o livro.   O autor relata a sua vida em Paris como “médico da moda”, atendendo as cabeças coroadas da Europa e sua posterior transferência para Roma, onde morou na casa onde residiram  John Keats e Percy Shelley. Os poetas morreram prematuramente, como muitos românticos do mundo da arte do século XIX.  Estão sepultados no Cemitério Protestante de  Roma...

À direita da escadaria o Museu Keats-Shelley. No alto a igreja Trinità dei Monte

Atualmente, a Villa San Michelle faz parte de uma fundação filantrópica, com as obras de arte adquiridas por Munthe decorando as peças da casa e os jardins,  como a esfinge que, voltada para o mediterrâneo, parece proteger a vila da horda de turistas que chegam diariamente à marina grande.

A esfinge e a marina grande

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito