Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Unter den linden

Por Benito Gorini 28/07/2022 - 15:00

Existem avenidas e ruas emblemáticas em várias cidades do mundo. Champs-Élysées em Paris, Regent Street, em Londres, Las Ramblas, em Barcelona, Gran Via, em Madri, Via Condotti, em Roma, Ringstrasse, em Viena, 5ª Avenida, em Nova York, Ocean Drive, em Miami,  9 de Julio, em Buenos Aires, Rua Augusta, em São Paulo e Rua da Praia, em Porto Alegre, são exemplos marcantes. A pequena e menos conhecida Drosselgasse, em Rüdesheim, também merece menção pois é a marca registrada da cidade renana. E outro muito especial, o Gran Canale, a grande “avenida” de Veneza.
 

A sempre movimentada Drosselgasse na pequena Rüdesheim, Patrimônio da Humanidade pela Unesco

 

 

A vista do Gran Canale do vaporetto nº 1

 

O início da Via Condotti, com a Fontana della Barcaccia e a Scalinata di Spagna. No alto a igreja francesa Trinità dei Monti

No entanto, nenhuma tem o nome tão bonito como a Unter den Linden (Sob as Tílias), em Berlim. Em um trajeto de 1,5 km da Porta de Branderburgo à Bebelplatz, que pode ser tranquilamente percorrido a pé, encontram-se inúmeras construções históricas, museus, praças e igrejas.

As tílias atrás do Portão de Brandenburgo
O Portão de Brandenburgo e a Pariser Platz, no início da Unter den Linden

Na Pariser Platz encontram-se as embaixadas da Rússia e da Hungria e o Hotel Adlon, que ficou famoso após o filme Grande Hotel, com Greta Garbo. Os Museus Antigo e Novo, a Galeria Nacional, o Museu Bode e o Pergamon, voltado para a Unter den Linden e com a Catedral em frente, situam-se na Ilha dos Museus, formada pelo rio Spree. Na  Bebelplatz, localizada nas proximidades e onde em 1933 foram queimados os livros pelos nazistas, encontramos o Museu dos Livros Queimados e uma placa com a citação  “Onde se queimam livros, acaba-se também queimando pessoas”, do poeta alemão Heinrich Heine.

Turistas no Memorial dos Livros Queimados. Ao fundo a Universidade Humbold

Em Santa Catarina, temos a cidade de Dreizehnlinden, obrigada a trocar de nome para Treze Tîlias no governo de Getúlio Vargas, na segunda guerra mundial.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito