Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Torino, Manchester United e Chapecoense

Por Benito Gorini 30/11/2023 - 06:28

4 de maio de 1949. Um avião, proveniente de Lisboa com escala em Barcelona, chocou-se contra a Basílica de Superga, numa colina próxima de Turim. A bordo jogadores do Torino, dirigentes, jornalistas, além da tripulação. Todos morreram.  O Torino Football Club era o maior time europeu da época. Tetracampeão nacional, estava liderando a competição em 1949. Faltavam quatro jogos e a equipe teve que jogar com os juvenis. Os adversários, em respeito ao grande rival, também escalaram suas equipes de base. O Torino sagrou-se pentacampeão. No acidente faleceu Valentino Mazzola, capitão da equipe e craque da seleção italiana. O Grande Torino chegou a ter dez titulares na Squadra Azzurra em 1947,  porém    nunca mais recuperou a antiga glória e ainda viu o seu principal adversário, a Juventus, conquistar vários títulos italianos.  Como curiosidade, o ítalo-brasileiro José João Altafini, conhecido como Mazola no Brasil por sua semelhança com o craque italiano, foi campeão mundial em 1958 e disputou a copa de 1962 pela Itália. Jogou no Milan, Napoli e encerrou sua carreira na Itália jogando pela Juve, “La Vecchia Signora”. Com 85 anos vive em Alessandria, cidade próxima a Turim.

Reportagem da RedeTv  sobre o acidente com o time do Torino

6 de fevereiro de 1958. Das 44 pessoas a bordo, 23 perderam a vida. Nevava em Munique mas o piloto resolveu desafiar as péssimas condições climáticas e tentou decolar. Não conseguiu, derrapando na pista, atravessando uma cerca e explodindo ao atingir um caminhão tanque. Sobreviveram nove  dos 17 atletas do Manchester United e dois não voltaram a jogar em consequência das várias lesões sofridas.  Entre os sete que continuaram jogando estava Bobby Charlton, capitão do “English Team” em 1966, no único título conquistado pela Inglaterra. Sir Robert Charlton é considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos e faleceu recentemente, em 21 de outubro aos 86 anos. 

Reportagem do Globo Esporte sobre o acidente com o time do Manchester United, os “Diabos Vermelhos”   I  Crédito: globoesporte (tvzoieira)

29 de novembro de 2016. Há exatos sete anos ocorria o acidente com o time da Chapecoense. O avião da LaMia, empresa boliviana, fez escala em Santa Cruz de la Sierra a caminho de Medellin, onde a equipe faria o primeiro jogo da final contra o Atlético Nacional. No entanto, sem combustível, o avião não conseguiu chegar ao destino. Morreram 71 pessoas, entre jogadores, comissão técnica, jornalistas e tripulação. Sobreviveram dois tripulantes, o jornalista Rafael Henzen e os jogadores Neto, Jackson Follmann e Alan Ruschel, o único que voltou a jogar. A Chape conquistou o Campeonato Catarinense em 2017 e 2020 mas só o futuro dirá se terá o destino do Torino ou do Manchester United, guardadas as devidas proporções.

Reportagem italiana sobre os desastres aéreos envolvendo times de futebol. Além dos três supracitados, os acidentes com o The Strongest, o Alianza de Lima e a seleção de Zâmbia    I   Crédito : TG2000

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito