Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Salzburgo e Salzkammergut

Por Benito Gorini 23/06/2022 - 16:43 Atualizado em 23/06/2022 - 17:04

A bela cidade de Salzburgo atrai uma multidão de cinéfilos a procura dos locais das cenas do filme A Noviça Rebelde, como a Fortaleza de Hohensalzburg, a Abadia Nonnberg, os jardins do Palácio Mirabel e a Fonte dos Cavalos. O Teatro, local onde a familia Von Trapp cantou "Edelweiss", abriga o célebre Festival de Música de Salzburgo, com 5 semanas de duração. 

A Fortaleza de Hohensalzburg no alto da montanha e acessível por funicular 

 

Cena do filme A Noviça Rebelde no centro antigo e nos jardins do Palácio Mirabel

Edelweiss, no Teatro de Salzburgo

Salzkammergut, que significa "Propriedade da Câmara de Sal", fica localizada bem próxima de Salzburgo. Seus 70 magníficos  lagos  circundados por montanhas fazem parte do seleto grupo do Patrimônio Natural da Unesco. Hallstatt, pequena vila com 1000 habitantes e  considerada a mais bela da Áustria, é o cartão-postal da região, de grande importância histórica pela presença das minas de sal, exploradas desde o  segundo milênio a.C. O sal, o "ouro branco", era fundamental na conservação dos  alimentos e conferia grande poder aos locais de exploração. Sua importância era tamanha que representava grande parte da remuneração dos trabalhadores, dando origem ao termo "salário". Hallstatt era um importante centro quando Roma ainda era uma pequena vila.

Hallstatt. A mina de sal ainda está aberta à visitação

 

Outro destino turístico da região é a cidade de  Bad Ischl, importante centro de banhos terapêuticos com água salgada, em um época que a medicina não dispunha de grandes recursos. Tornou-se famosa quando o arquiduque Carlos Francisco e sua esposa Sophia se dirigiram à cidade procurando a cura de sua infertilidade. Nasceram Francisco José e posteriormente mais 2 filhos, conhecidos como os "Príncipes do Sal". Em 1848 o primogênito foi coroado como  Francisco José I e reinou durante 68 anos. Foi casado com Elizabeth da Baviera,a famosa Sissi, que teve um fim trágico apunhalada em Genebra por um anarquista italiano. No museu Correr de Veneza, que pertencia ao Império Austro-Húngaro, e no Hofburg de Viena, existem alas dedicadas à imperatriz.

A Ala Sissi do Hofburg de Viena

 

Trailer da trilogia sobre a vida de Sissi, com Romy Schneider no papel principal

 

Copyright © 2021.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito