Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Os perfumes da Provença e o bouquet da Borgonha

Por Benito Gorini 28/04/2022 - 10:02

Com este artigo  encerramos a série “Europa em 5 sentidos”.  Nas viagens com freqüência nos defrontamos com desagradáveis sensações olfativas, muitas vezes comprometendo nossas impressões sobre belas cidades. O mau cheiro dos canais de Veneza e dos banheiros próximos à Basílica de São Pedro, o bafo de alho na linha 4 do metrô de Paris, o fedor dos jovens mochileiros, há vários dias sem tomar banho, são exemplos típicos. 
Experiência semelhante tivemos ao visitar Mürren. Rompeu uma mangueira de um reservatório de adubos e por pouco não levamos um banho do “perfumado” conteúdo. 

Mürren, bela cidade dos Alpes Suíços, livre da circulação de carros.

No entanto, as lembranças prazerosas são as que ficam registradas em nossa memória.  Os aromas da Provença são o grande atrativo desta região francesa da costa mediterrânea. Seus campos de lavanda, o perfume de jasmim das colinas de Grasse,  as fragrâncias da Perfumaria Galimard os artigos de toucador da charmosa Saint Paul de Vence, atraem turistas de todo o mundo. O delicioso cheiro  da culinária provençal, temperada com finas ervas, e o bouquet de  um Chateauneuf du Pape, devem ser apreciados com vagar, antecipando as maravilhosas sensações gustativas que virão a seguir.

O vilarejo medieval de Eze, entre Nice e Mônaco

Mercado de ervas da provença em Eze

Outra experiência olfativa ocorre ao adentrar uma grande catedral europeia, como ocorre em Santiago de Compostela,.  O movimento do enorme botafumeiro  inunda  a imensa catedral com  o aroma do incenso, tornando ainda mais solene o grande momento vivido. 

O Botafumeiro na Catedral de Santiago de Compostela


Concluímos nossas impressões sensoriais com os vinhos da Borgonha,  famosos já na idade média, desenvolvidos por monges cluniacenses e cistercienses. Em uma estreita faixa de 45 km, a Cote d´Or, em vinhedos de reduzidas dimensões, são produzidos vinhos de excepcional qualidade, como o  Romanée-Conti, da uva Pinot Noir,  e o Montrachet, da cepa Chardonnay. Em meados de novembro realiza-se em Beaune, cidade medieval localizada no centro dos vinhedos e antiga capital da Borgonha,  um importante leilão de vinhos, que poderão atingir cifras astronômicas alguns anos mais tarde. Um assunto para connaisseurs, como, aliás, tudo o que se refere à ciência e arte da bebida dos deuses.

O Castelo Clos de Vougeot, na Cote d´Or, principal região  vinícola da Borgonhaa
O Boeuf Bourguignon, tradicional prato da Borgonha

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito