Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

O canto alpino

Por Benito Gorini 26/05/2022 - 14:58 Atualizado em 26/05/2022 - 15:17

Os imigrantes italianos, “i nostri antenati”, deixaram sua amada Itália em um momento extremamente difícil de suas vidas. O desemprego e a pobreza, geradoras de grave penúria material, agravados pela falta do conforto espiritual de um povo de forte religiosidade,  ocasionado por uma igreja em crise, precipitaram as levas de imigração. Devemos lembrar que as guerras pela unificação afetaram sobremaneira o norte da Itália. O Veneto, limítrofe às regiões austríacas do Tirol e Carintia, tornando-se o principal palco das operações bélicas, foi particularmente atingido. A queda de Roma em 1870, com a consequente perda do poder temporal da Igreja veio agravar a situação. A similaridade topográfica contribuiu para fixar os vênetos e lombardos  no sul de Santa Catarina e na serra gaúcha.

"A cabra alpina, a marmota, o sino, os castelos e o relógio-cuco, típicos dos Alpes"

Edelweiss, a flor símbolo dos Alpes. Música composta por Rodgers e Hammerstein para o filme A Noviça Rebelde.

Os agentes recrutadores conheciam as difíceis condições climáticas e agrárias  de Bérgamo e Beluno, origem de muitos imigrantes. Os pré-alpes destas regiões  guardam uma certa semelhança com as colinas e montanhas próximas à Serra Geral. Sabiam que seria menos penosa a adaptação nas novas terras, inóspitas e intocadas , para  um povo acostumado com as adversidades. O importante legado de nossos antepassados, de determinação, perseverança e trabalho árduo logo revelou bons frutos, bem demonstrados pela pujança da indústria e comércio de nossa região. As tradições religiosas, gastronômicas e folclóricas também foram preservadas, evidenciadas pelos inúmeros eventos realizados em praticamente todos os municípios sul-catarinenses. A arquitetura também foi contemplada, com a construção de edificações urbanas e rurais, como igrejas, casas coloniais e de pedra e os muros que delimitavam terrenos, as famosas taipas. O canto alpino me comove sobremaneira, talvez pela minha herança veneto-lombarda. Canções como La Montanara,  Il Testamento del Capitano e Signore delle Cime, embora relembrando tristes eventos, são um vivo testemunho do fascínio que as montanhas exerciam sobre os imigrantes.

A bela canção La Montanara, cantada em italiano e alemão. A região do Trentino Alto-Adige só foi anexada à Itália após a Primeira Guerra Mundial. O alemão é a língua dominante no Alto-Adige.

II Testamento del Capitano: “L’ultimo pezzo alle montagne che lo fioriscano di rose e fior”.

I Crodaioli cantando Signore delle Cime, homenagem de Beppi de Marzi a um amigo morto nas montanhas.

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito