Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Giro Alpino e Cima Coppi

Por Benito Gorini 05/05/2022 - 15:54 Atualizado em 05/05/2022 - 16:31

Fausto Coppi, il campionissimo, foi um ciclista italiano vencedor de 5 edições do Giro d’Italia. Por ironia do destino, em um esporte com alto risco de acidentes, acabou falecendo precocemente vitimado pela malária. Cima Coppi é o título dado ao passo de montanha mais alto alcançado pelos ciclistas durante a disputa de cada edição do Giro d’Italia. Foi introduzido em 1965 para
homenagear o grande campeão.

O Passo dello Stelvio, com 2.757 m e o mais alto da Itália é o Cima Coppi por excelência, tendo sido utilizado em 9 ocasiões. No entanto, o Passo Pordoi, com 2.239 m, nos dolomitas, detém o
recorde com 13 participações.

O pódio do Cima Coppi no Stelvio

Um grupo de motociclista de Criciúma e região teve a oportunidade de percorrer os 88 tornanti, as fechadas curvas do Stelvio, uma experiência única. No mesmo dia fizemos o Passo Umbrail, com 2.501 m , a estrada pavimentada mais alta da Suíça. Almoçamos em Glorenza, cidade cercada por muralhas e dormimos em Bormio, bela cidade da Lombardia com as magníficas termas Bagni Vecchi, da época do Império Romano.

Beto Rizzotto documentando com precisão o Passo dello Stelvio

A cidade murada de Glorenza

Outro paraíso para os amantes de duas rodas é o Maciço de São Gotardo, na Suíça, o maior divisor de águas da Europa. Três grandes rios nascem nas montanhas próximas mas seus estuários situam-se a grande distância. O Reno dirige-se ao Mar do Norte, o Ródano ao Mediterrâneo e o Ticino é um grande afluente do Pó, com foz no Adriático. O Furka Pass é o mais famoso da região, tendo sido utilizado nas filmagens de 007 Contra Goldfinger.

Alemão Góes e Mazinho Rocha em frente ao Hotel Belvedere, no Furka Pass

 

Sean Connery em 007 Contra Goldfinger, filme de 1964, ano de lançamento do Mustang

O rio Aare, que forma os belos lagos Brienz e Thun, e o Reuss, que contribui para a formação do Lago dos Quatro Cantões, também nascem no maciço mas são rios exclusivamente suíços. De moto percorremos os magníficos passos Oberal, Furka, Nufenen, São Gotardo, Susten e Grimsel em 2 dias.

O grupo do Giro Alpino 2 no Grimsel Pass

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito