Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Condottieti

Por Benito Gorini 20/04/2023 - 07:00 Atualizado em 20/04/2023 - 10:47

Os mercenários dos séculos XIII a XV, chamados de condottieri, poderiam ser comparados aos políticos de hoje em dia, guardadas as devidas proporções. Eram contratados por reis, nobres ou pelo clero e não tinham o menor sentimento de fidelidade, oferecendo os seus serviços àqueles que lhes proporcionassem as melhores vantagens econômicas, políticas ou sociais. Proliferaram principalmente na Itália, que não possuía um sistema de cavaleiros feudais tão desenvolvido quanto Inglaterra e França, sendo reverenciados e homenageados em várias cidades, apesar das atrocidades que praticavam.

O condottiero inglês John Hawkwood  estava  “ocioso” após o Tratado de Bretigny -assinado em 1360 e que cessara temporariamente as hostilidades entre a França e a Inglaterra na guerra dos cem anos -  e ofereceu seus serviços aos Visconti de Milão, lutando contra Florença. Os florentinos, após algumas derrotas, o contrataram a peso de ouro e em “reconhecimento” o pintor Uccello  o retratou em um afresco na catedral de “Santa Maria del Fiore”, o famoso Duomo de Florença. 

Sir John Hawkwood, afresco de Uccello no Duomo de Florença I Crédito: Wikipedia

No entanto, as obras mais famosas de Uccello se referem “A Batalha de San Romano”, homenageando Niccolò da Tolentino, que liderou Florença na sua vitória contra a eterna rival Siena.  

A Batalha de San Romano, Paolo Uccello, National Gallery, Londres I Crédito: Wikipedia
A Batalha de San Romano, Paolo Uccello, Galleria degli Uffizi, Florença I Crédito: Wikipedia


Em frente à basílica de Santo Antônio, em Pádua, encontra-se a estátua equestre do mercenário Erasmo da Narni, chamado de Gattamelatta, obra magistral de Donatello, a maior peça fundida em bronze da época, resgatando a arte da escultura que estava adormecida desde o Império Romano.

O Condottiero Gattamelata, no Duomo de Pádua, obra de Donatello I Fonte : www.Donatello.net

Em Bérgamo, ao lado da catedral  Santa Maria Maggiore, o condottiero  Bartolomeo Colleoni contratou o arquiteto Amadeo para construir a sua capela, decorada com afrescos de Tiepolo.  Foi homenageado pelos venezianos, a quem prestava serviços, com uma magnífica estátua equestre, obra do escultor Verrocchio, mestre de Leonardo da Vinci. Fora prometido a Colleoni a colocação de sua estátua na praça São Marcos, no coração da bela Veneza. O Doge, no entanto, fez erguer a escultura em frente à igreja de São João e Paulo ( conhecida como Zanipolo pelos venezianos ), ao lado do Hospital São Marcos, cumprindo parcialmente sua promessa (tutti buona gente). 

A Capella Colleoni, na magnífica Piazza Duomo de Bérgamo I Crédito: Visit Bergamo
Escultura equestre de Bartolomeo Colleoni, obra de Verrocchio I Crédito: Britannica Kids

Os mercenários conservaram seu nome na história e apesar da glória que tiveram em sua época foram detestados pela maioria de seus contemporâneos,  a quem infligiram  enormes “malvadezas” (só para lembrar de um político famoso já falecido).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito