Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Seu filho fará birra

Se ainda não fez, fará. E, acredite, isso é bom!
Por Ananda Figueiredo 03/12/2019 - 20:45 Atualizado em 03/12/2019 - 20:52

Uma criança aprendendo a caminhar... cai.
Uma criança aprendendo a comer... se suja.
Uma criança aprendendo a falar... fala de modo nem sempre compreensível.
Uma criança aprendendo a lidar com as suas emoções... faz birra.

Isso que nós, adultos, chamamos de "birra" é o modo como a criança se comporta quando sente muito, mas ainda não sabe lidar com esse sentir.
Está em pleno aprendizado do que sente e das estratégias para lidar com esse sentimento.
Está, no bom "adultez", desenvolvendo sua inteligência emocional. .
A criança, ainda imatura e recém chegada a um mundo em que tudo é sentido, precisa superar o susto da novidade, desviar das reações físicas, nomear e direcionar o seu sentir e, além disso, fazê-lo de modo razoável aos olhos dos adultos que a cercam. Claro, desde a primeiríssima vez, porque "filho meu não faz birra" 

Cair faz parte do processo de caminhar. Sujar-se, do processo de comer. A limitação no falar é um estágio para o falar sem limites. Todos eles acabarão quando, depois de muito treino, puderem dar lugar à completude do aprendizado. 
Ou seja, se você não carrega seu filho no colo para todo o sempre para evitar que ele volte a cair, ajude-o a superar a birra sem repressão. Nomeie suas emoções, ajude-o a reconhecer seus sentimentos, direcione-o à estratégias saudáveis para lidar com o seu medo, raiva, tristeza, frustração e até suas alegrias.

Assim, quem sabe, ele supere a nossa geração: crianças que não faziam birra, mas que cresceram e adoecem por não acolher, respeitar e direcionar de modo saudável os seus sentimentos.

 

Quer aprender mais sobre estratégias para educar crianças com conhecimento sobre o seu desenvolvimento e pela via do amor e do respeito? Sábado teremos o terceiro e último grupo do ano do workshop de Disciplina Positiva e restam duas vagas! Informações e inscrições aqui ou no whatsapp (48) 99633-4450.

 

Vem, te espero com café!

Por uma nova geração de famílias

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito