Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

É verdade que bebês fazem manha?

Ananda Figueiredo
Por Ananda Figueiredo 30/11/2017 - 17:00Atualizado em 30/11/2017 - 17:16

 

Eu costumo brincar que as semanas no consultório tem temas. Por alguma razão que eu não sei explicar, muitos pacientes trazem as mesmas queixas. Esta semana, muito se falou sobre a birra dos bebês de colo, sobre as manhas e birras. Mas será que bebês fazem mesmo manha?

Bem, primeiro é importante entendermos o que é isto que chamamos de manha. Em geral, este julgamento está ligado a uma certa intencionalidade em um dado comportamento, com o objetivo de receber outro como resposta. Em resumo, faço isto para receber aquilo. Assim, quando dizemos que um bebê está manhoso, ou quando dizemos que ele está birrento, significa dizer que ele está se comportando daquela maneira porque quer algo em resposta. Desta forma, para fazer manha é necessário que o bebê entenda essa relação de causa e efeito entre os comportamentos. E será que ele é capaz disso?

Não. Se você fica em dúvida de pegar seu filho com menos de 1 ano no colo porque ele está chorando, não tenha dúvida. Pegue-o no colo, acolha, abrace, dê carinho - é disso que ele precisa. No entanto, prepare-se, porque a manha e a birra virão em outro momento.

Fazer manha é um comportamento previsto em crianças que estão aprendendo a lidar com a negação dos pais, ou seja, aprendendo a lidar com limites, mas ainda não conhecem outras formas de reagir. Um bebê de 2 meses, 8 meses e de até 1 ano não reage com birra porque ainda não está aprendendo a lidar com a negação. Isso virá uns aninhos depois, em geral, entre 1 ano e meio e 2 anos.

É possível que você esteja pensando que este texto não faz o menor sentido, afinal os bebês aprendem rápido que quando choram são pegos no colo. Sim, isto é verdade mas, veja bem, não se trata de uma manha ou birra. Neste caso, o bebê tem alguma necessidade e a única forma de comunicar isso é através do choro. Inclusive, cabe sempre ressaltar que as necessidades do bebê não são ligadas apenas a alimentação, a ter as fraldas trocadas ou a cólica - ele também tem necessidade de colo. E antes de julgar esta frase, pense um pouquinho nas vezes em que você também precisou ser acolhido. Todos nós precisamos, não é mesmo, inclusive os bebês ;)

4oito

Deixe seu comentário