Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
Branded Content

Troféu concedido pela Alesc simboliza reconhecimento público do papel social da Unesc

Premiação da Assembleia Legislativa destaca ações e projetos socioambientais de empresas e organizações
Por UNESC Edição 10/12/2021 * Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Reitora (Crédito: Daniela Savi / AgeCom)
Reitora (Crédito: Daniela Savi / AgeCom)

O papel comunitário da Unesc está intrínseco à rotina do campus. Mesmo em tempos de pandemia, o dia a dia da Universidade foi e vem sendo pautado na busca por soluções que pudessem atender às necessidades da comunidade sem deixar de lado as ações de ensino, pesquisa, extensão e inovação que moldam a excelência acadêmica na formação dos estudantes. O êxito da Instituição nestes diferentes objetivos, que convergem no Papel Comunitário da Universidade, foi registrado nos dados publicados no Balanço Social 2020, documento no qual estão reunidas as ações institucionais em cada um dos pilares, somados às ações especialmente dedicadas ao combate à pandemia e que tiveram reconhecimento em nível estadual nesta semana.

Os números, ou melhor, as milhares de histórias de vidas impactadas com as ações foram analisadas e enaltecidas pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Por meio do Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc 2021, ação cujo foco é reconhecer as melhores práticas de empresas de diferentes setores, a Unesc alcançou novamente destaque, como vem ocorrendo nos últimos anos, na categoria Organização Sem Fins Lucrativos. A Unesc recebeu certificados de reconhecimento nas últimas cinco versões da premiação, desde 2017, e assegurou o troféu máximo entre os muitos inscritos em 2019 e, agora, em 2021.

O 11ª Prêmio de Responsabilidade Social da Alesc, que tem como slogan "Uma atitude de valor aos catarinenses", recebeu mais de 100 inscritos neste ano. A certificação tem o objetivo de reconhecer empresas e instituições que assumem a responsabilidade social como política de gestão. O troféu, entregue na segunda-feira (6/12), à Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, em Florianópolis, faz referência ao trabalho desenvolvido em 2020, ano em que a Universidade teve ainda mais intensa atuação junto à comunidade no enfrentamento à pandemia de Covid-19.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, receber a premiação é mérito de toda a comunidade acadêmica. "Como Universidade Comunitária, somos um polo de pesquisa e ciência, sobretudo na área da saúde. Nestes meses em que estamos vivenciando uma pandemia jamais projetada, direcionamos nossos pensamentos a oferecer soluções, que venham a contribuir com toda a sociedade de nossa região e todos se engajaram, alunos, professores, colaboradores, pesquisadores e extensionistas. Isso é ser comunitária", enalteceu.

Ao representar a Unesc na cerimônia, a pró-reitora compartilhou a emoção de ver materializado em um troféu o reconhecimento simbólico da maestria do trabalho desenvolvido na Universidade com esforço de uma equipe que foi incansável mesmo diante da pandemia, o maior desafio possível. "Para nós, este prêmio é motivo de muita alegria. Um movimento muito importante que sela a identidade comunitária da nossa instituição. Em um ano de pandemia, a Unesc mostrou a sua força e esteve ao lado dos municípios, aplicando na prática todo o seu corpo técnico e de acadêmicos no enfrentamento da Covid-19", explica Gisele.

Pró-reitora recebendo o troféu na Alesc (Crédito: Bruno Collaço / Agência AL)

Os frutos que levaram ao Troféu

A Unesc mais uma vez mostrou seu destaque estadual ao ser a única do setor educacional a faturar o Troféu Responsabilidade Social da Alesc 2021. Isso porque a premiação leva em consideração as ações de responsabilidade socioambiental desenvolvidas pelas instituições ao longo de todo o ano e documentadas em Balanço Social.

A Unesc protagonizou ações que envolveram desde trabalhos de pesquisa científica em torno da pandemia, até a doação de materiais de biossegurança, ações de conscientização e apoio à saúde mental, além de ter sido referência no desenvolvimento de alternativas para o ensino mediado por tecnologia em tempo recorde, possibilitando a continuidade dos semestres letivos no decorrer da pandemia, entre outras dezenas de iniciativas que seguem reverberando positivamente não só na região, mas no Estado e no país.

Para o deputado Nilso Berlanda, vice-presidente da Alesc e que presidiu a cerimônia, a premiação é uma forma de valorizar entidades e empresas que promovem algo especial e diferenciado. "Temos marcas aqui em seu primeiro ano, e temos outras que estão há 11 anos conosco. Isso é uma forma de agradecer aos envolvidos pelas ações", comenta. Berlanda entende que a responsabilidade social é inerente da atuação de todos. "Todos devem ter, e promover ações sociais e ambientais. Por isso que todos esses premiados cumprem esse papel, servem de exemplo. E tudo isso tem ainda maior relevância por conta da pandemia", acrescenta, citando o mote que notabilizou a Unesc na conquista do Troféu.

Desde que foi instituído, em 2004, o Prêmio de Responsabilidade Social já certificou 1.070 empresas e instituições, entregando mais de 50 troféus. "As marcas agora envolvidas divulgaram dados de 2020, ou seja, do ano inicial da pandemia", lembra a presidente da Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Alesc, Gabriele Gil. 

"Ganha-ganha"

A cadeia que envolve a Unesc no contexto da responsabilidade social representa um filtro. Trata-se da tática "ganha-ganha". Exemplo disso é a agora profissional Ana Cleusia Saldanha dos Santos, angolana que chegou ao Brasil em busca de um diploma de graduação e o conquistou, na Universidade, em 2020. Em seu currículo, Ana adicionou a habilitação como profissional formada em Ciência da Computação, a realização de um sonho não só dela, mas de toda a família.

Formatura Ana Cleusia (Foto: Mayara Cardoso/ Arquivo/ Agecom)

Ao cursar a graduação na Unesc, Ana Cleusia viveu cada uma das faces que a Universidade oportuniza. Ela foi professora do curso de Informática Para a Terceira Idade, projeto de extensão que oferece inclusão e cidadania. A experiência foi possível graças a uma bolsa de estudos na qual a estudante estrangeira foi selecionada, viabilizando financeiramente sua participação nos encontros semanais com idosos da comunidade.

Ela foi professora, por exemplo, da aposentada Marlene Marcos e do colega Laênio Ghisi. Eles aprenderam, com a mestre dedicada e paciente, lições básicas para utilizar computadores, notebooks e demais aparelhos eletrônicos. O contato com os alunos, conforme Ana, foi a semente para que germinasse o sonho de se especializar ainda mais e ingressar no mundo da docência acadêmica. "Trabalhei também em estágios em escolas da região e essas experiências foram maravilhosas e me fizeram perceber o que eu quero, que é estar em sala de aula", destacou a jovem, que pretende também contribuir com o desenvolvimento do seu país de origem.

A história de Ana Cleusa é uma das milhares que fazem parte dos números expostos no Balanço Social 2020, o último publicado pela Unesc e premiado pela Alesc nesta semana. Em breve as ações desenvolvidas em 2021 também estarão compiladas em uma nova edição do Balanço, materialização do trabalho comunitário da Instituição.
 
Confira alguns números de destaque no Balanço Social 2020, premiado:

Valor investido em tecnologia em 2020:
R$ 744 mil
 
Litros de álcool 70% distribuídos na comunidade:
Mais de 3.500
 
Total de máscaras de tecido disponibilizadas para a comunidade:
44.915
 
Total de máscaras descartáveis disponibilizadas para a comunidade:
31.640
 
Total de atendimentos no Centro Especializado em Reabilitação:
5.872
 
Total de atendimentos nas Clínicas Integradas de Saúde:
80.666
 
Pacientes contemplados pela Farmácia Solidária:
4.900

Tags: todasexta

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito