Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Podcasts

Prof. Dr. Alexander Moreira Almeida (05/11/2018) / 18207

Ele é médico psiquiatra, parapsicólogo, fundador e diretor do Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora e atua na investigação das relações entre saúde e espiritualidade. No Do Avesso desta segunda-feira Mano Dal Ponte e Pity Búrigo receberam Alexander Moreira de Almeida.

“O desfio do aprendizado não tem fim. Isso é o mais divertido. Eu como psiquiatra estudo a mente e o comportamento humano é o desafio. Essa energia nos mantem sempre motivados a estudar, conhecer mais e ajudar mais as pessoas”, contou o psiquiatra.

Almeida conta que já na faculdade teve interesse em fazer a iniciação científica. Também foi na graduação que surgiu o interesse em pesquisar sobre religião e saúde. “É interessante como isso começou. Eu fazia iniciação científica em patologia, estudante lesões de ratos. Aí, de repente, saiu duas matérias na grande mídia sobre cirurgia espiritual. Uma totalmente favorável e outra totalmente contra. Aí eu percebi que as duas matérias eram pré-concebidas e nenhuma tinha evidencias claras a favor ou contra”, relembrou.

Foi então que o jovem estudante propôs a orientadora estudar casos de cirurgias espirituais feitas pelo médium João de Abadiânia. “O fato é que existe. Ele, sem anestesia, fazia incisão, retirava tecidos do paciente. Os paciente não tinham infecção posteriormente. A gente não conseguiu, a longo prazo, ver como os pacientes ficavam depois, pois não tínhamos recursos para isso. Mas este foi o primeiro passo que nos motivou a estudar. A ciência deve sim estudar esse assunto”, afirmou.

Programa do Avesso de 05/11/2018