Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Plenário

Zé Milton: "Governo Federal precisa olhar para o sistema de cirurgias eletivas"

Deputado estadual falou sobre os planos da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 20/07/2023 - 10:27 Atualizado em 20/07/2023 - 11:42
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL
Foto: Vicente Schmitt/Agência AL

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Milton Scheffer (PP), quer aproximar o diálogo entre as secretarias municipais de saúde e os governos do Estado e Federal para tratar sobre cirurgias eletivas. O assunto foi destaque no Plenário desta quinta-feira (20). 

Ouça a entrevista:

"Não estamos atacando a raiz do problema. Nós temos filas por algumas razões. A primeira delas é que o sistema SUS não remunera adequadamente tanto o profissional da medicina quanto os hospitais. Há cirurgias em que o pagamento do SUS é 20% do custo. Por isso que muitos hospitais filantrópicos poderiam realizar 10, 20 cirurgias por dia, mas fazem apenas uma porque não conseguem arcar com seus próprios recursos", comentou. 

Conforme Zé Milton, existem tabelas que há pelo menos 20 anos não recebem reajuste. Além disso, o segundo problema seria a desatualização do Sistema Nacional de Regulação (SisReg), que organiza a lista de espera. Para o deputado, por conta desses problemas, o Governo do Estado não conseguiu atingir a meta de zerar a fila de cirurgias eletivas.

"Muitas vezes, a equipe médica está parada no hospital esperando o paciente e ele não vem porque não foi avisado de maneira adequada ou no tempo adequado. Esse sistema Sisreg precisa ser reinventado rapidamente. O Governo Federal precisa olhar para o sistema de cirurgias eletivas e priorizar", ressaltou. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito