Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Vigilância em Saúde alerta para cuidados com animais peçonhentos

No verão cuidados devem ser redobrados, já que o risco de encontrar esses bichos é maior
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 16/01/2018 - 15:53
Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo (foto: arquivo/ divulgação Decom)
Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo (foto: arquivo/ divulgação Decom)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O verão é a estação mais quente e chuvosa do anos. Nesta época é preciso redobrar os cuidados com animais peçonhentos, já que pé mais comum encontra-los neste período do ano. Para evitar acidentes e controlar a proliferação, a Prefeitura de Criciúma, através da Vigilância de Saúde, segue orientando os moradores sobre como agir caso se deparem com estes animais.

“A previsão é fazer orientação. Ano passado educamos profissionais, fizemos capacitação dos professores das Afascs e por meio do monitoramento do escorpião-amarelo. Trabalhamos com a conscientização na coleta para identificação desse animal”, explicou a veterinária e coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), de Criciúma, Natália Reche

Segundo Natália, existem pessoas que estão mais sujeitas a encontrar esses animais. “As pessoas que residem em áreas rurais ou que constroem próximo a mata estão mais suscetíveis a encontrar esses animais. Também tem as pessoas que vão fazer trilhas que podem ter esse contato", contou.

Um dos animais mais perigosos e mais comuns na região é o Tityus serrulatus, mais conhecido como escorpião-amarelo. “São duas localidades do município que apresentam esse animal. Fazemos o monitoramento, porque esse animal tem facilidade de proliferação”, revelou.

Natália orienta que as pessoas devem andar com sapatos fechados, não colocar a mão em lugares desconhecidos sem proteção e ao se deparar com esses animais entrar em contato com os órgãos competentes, além de procurar um hospital caso haja contato.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito