Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Saúde e Bem Estar

Veja os dados relacionados à febre maculosa em Santa Catarina

Até o momento, neste ano, o estado tem 18 casos confirmados da doença e nenhuma morte
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 14/06/2023 - 16:22 Atualizado em 14/06/2023 - 16:40
Foto: Divulgação/ Internet
Foto: Divulgação/ Internet

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina registrou, até esta quarta-feira (14), 18 casos de febre maculosa em 2023. Somente em São Paulo, três pessoas morreram pela doença neste ano. Mas você sabe quais os sintomas? E se existe tratamento? A doença pode variar entre casos leves e mais graves, com alta taxa de letalidade, e é causada por bactérias do gênero Rickettsia. A transmissão acontece pela picada de carrapato.

Santa Catarina, desde 2007 - quando iniciaram-se as divulgações sobre casos de febre maculosa no Brasil -, até 2023, teve 580 registros da doença e nenhuma morte. Neste ano, 18 diagnósticos foram confirmados, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). 

"Neste momento, as pessoas estão atentas pois a região sudeste tem casos com frequência, graves e até óbitos. Aqui em Santa Catarina, com relação à febre maculosa, temos presença do vetor, porém são casos brandos. A bactéria que causa a doença e que circula no estado não está associada a quadros graves", explica a gerente de Zoonoses da Dive/SC, Ivânia Folster.

Recomendações

A principal forma de prevenir a febre maculosa é não ter contato com o carrapato. Por isso, os órgãos de saúde recomendam usar roupas claras para ajudar a identificar o aracnídeo; utilizar calças, botas e blusas com mangas compridas ao caminhar em áreas arborizadas e gramadas; evitar andar em locais com grama ou vegetação alta; aplicar repelentes de insetos e verificar se seus bichos de estimação estão com animais. 

Também é recomendado que se você encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Depois de remover o carrapato inteiro, lave a área da mordida com álcool ou sabão e água; quanto mais rápido retirar os aracnídeos do corpo, menor será o risco de contrair a doença. Após a utilização, coloque todas as peças de roupas em água fervente para a retirada.

Sintomas da doença

  • Febre;
  • Cefaleia;
  • Mialgia intensa;
  • Mal-estar generalizado;
  • Náuseas e vômitos;
  • Exantema máculo-papular (acometendo principalmente região palmar e plantar);
  • Linfadenopatia;
  • Escara de inoculação (lesão no local onde o carrapato ficou aderido).

"As pessoas podem procurar as Unidades de Saúde para serem avaliadas e receberem o diagnóstico. Para identificação da febre maculosa, é feita uma coleta de sangue, em dois momentos, e elas são encaminhadas ao nosso laboratório de referência, o Lacen. O tratamento é feito no momento da suspeição com antibióticos e terapia adequada", finaliza Ivânia. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito