Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Universidade Gratuita: "A educação superior não pode ser uma disputa política", diz Luciane Ceretta

Reitora da Unesc e presidente da Acafe falou à Rádio Som Maior nesta quinta-feira (22)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 22/06/2023 - 10:36 Atualizado em 22/06/2023 - 10:41
Foto: Arquivo/ 4oito
Foto: Arquivo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Pauta recorrente quando o assunto é educação em Santa Catarina, o Universidade Gratuita segue em discussão. Em entrevista à Rádio Som Maior, na manhã desta quinta-feira (22), a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, defendeu o projeto.

[o texto continua após o áudio]

Ouça a entrevista completa com a reitora da Unesc:

"As contrapartidas do projeto Universidade Gratuita - que é destinado para as universidades comunitárias -, são altíssimas. Hoje, na proposta original, se passar desse modo, a cada duas bolsas ofertadas pelo Estado de Santa Catarina, as nossas universidades precisarão ofertar mais uma", detalha Luciane. 

Para a reitora da Unesc e presidente da Acafe, o grande ponto em questão é o desenvolvimento de Santa Catarina. "A educação superior não pode ser uma disputa política e nem de fragilização ou fortalecimento de um ou de outro. É preciso olhar para o projeto, ver o que é preciso melhorar e, logo, se ele pode ser ampliado, dialogado e melhor analisado", reforça. 

Atualmente, um dos principais pontos de discussão sobre a proposta é a proporcionalidade de distribuição dos recursos. O projeto entregue à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) prevê 80% para universidades comunitárias e 20% para as instituições particulares.

"É preciso compreender que nós temos diferentes grupos de instituições que oferecem educação superior em Santa Catarina e no Brasil. Quando a gente trabalha a perspectiva da discussão do ensino, está tudo bem, pode se fazer numa mesma seara. Quando a gente discute aporte de recursos públicos, nós precisamos olhar, primeiro, para a educação básica e ensino médio, para a Udesc, para as nossas fundações educacionais de origem pública e, também, as instituições privadas", finaliza Luciane.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito