Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc passa a oferecer cursos noturnos de Licenciatura

Períodos sofreram alterações, assim como os currículos, para benefícios aos acadêmicos
Por Redação Criciúma, SC, 09/02/2019 - 13:45
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os cursos de licenciatura fazem parte da história da Unesc e estão entre seus grandes orgulhos. Pensando em fortalece-los cada vez mais e atrair novos alunos que cultivam o sonho de tornarem-se professores, a Universidade implanta neste primeiro semestre de 2019 novos currículos e um novo turno para as aulas. A partir de agora os alunos que ingressarem em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia estarão na Universidade no período noturno. O Curso de Educação Física Licenciatura permanece no turno noturno e também está com vagas para novos alunos.

A mudança no turno das atividades acontece concomitantemente a adaptações no currículo dos cursos, que passaram por um processo cuidadoso de inovação curricular e pedagógica nos últimos meses. Conforme o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, a intenção, de forma geral, é atrair cada vez mais alunos, cumprindo o compromisso institucional com a formação de excelência. “Estabelecemos o horário noturno para que o acadêmico possa conciliar o período dentro da Universidade com as possibilidades de estágio nas escolas da região, além de possibilitar que profissionais que já atuam em horário comercial possam vir buscar sua formação. É uma mudança para se adequar a nossa realidade atual observando as pesquisas no campo da formação de professores no país e oferecer o melhor aos estudantes”, explica Marcelo.

No que diz respeito a matriz curricular de cada um dos cursos de licenciatura, conforme o diretor, as mudanças estabelecidas objetivaram um currículo mais integrado, dinâmico, flexível, pensados em itinerários formativos no campo de conhecimentos gerais da profissão docente, na formação específica de cada curso integrando de modo mais orgânico a pesquisa, a extensão e gestão educacional como componentes da formação inicial. “É importante considerar os desafios que a sociedade contemporânea nos convoca e, a partir deles, desenvolver novos modos de formação, de investigação dos processos de ensino aprendizagem e de formação de professores”, completou.

Realização de sonhos

Ao oferecer um ambiente dinâmico de estudo, com descontos e bolsas de estudo e fazer a mudança de turno a expectativa é de que a demanda para as licenciaturas seja aumentada. “Queremos receber todas aquelas pessoas que têm o sonho de cursar uma graduação com qualidade reconhecida e que buscam a profissão professor como projeto de vida.  A Unesc é uma instituição que assumiu em seus valores o investimento na formação de professores com políticas institucionais que viabilizam o acesso e permanência ao ensino superior”, acrescenta o diretor.

A expectativa positiva, conforme Marcelo, vai ao encontro a esperança e a busca por uma educação de qualidade no país. “Não há como falar de perspectiva de melhora no país sem investir e qualificar a educação. Precisamos de bons professores, que pensem outros modos de ser e fazer docência e estamos prontos para formar profissionais cada vez mais bem preparados para isso. Os métodos de ensino podem mudar, a tecnologia pode ocupar ainda muitos espaços, mas a mediação para o processo de aprendizado sempre vai precisar da presença do professor, enquanto ator que estimula, problematiza, reflete, acolhe” afirma.

Formas de ingresso

O programa Escolha Unesc é a forma mais fácil de ingresso para aqueles que pretendem iniciar uma graduação já no primeiro semestre de 2019. Por meio do Histórico Escolar ainda é possível garantir a vaga em um dos cursos ofertados na instituição e até participar do programa Nossa Bolsa, que oferece descontos de até 100% no valor da mensalidade.

Entre os critérios para estar entre os beneficiados pelas bolsas está a condição de ter estudado durante todo o Ensino Médio em escola pública ou privada com bolsa integral, ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, não possuir diploma de graduação em outro curso superior, entre outras normas que podem ser conferidas no edital no site da Unesc.

As matrículas para os cursos de licenciatura da Unesc seguem abertas até o dia 22 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), que atende das 8h30 às 21h. Mais informações sobre os cursos ou as formas de ingresso na Unesc podem ser obtidas pelos telefones (48) 3431-4500, 99861-0068 (Whatsapp) ou pelo e-mail [email protected].

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito