Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Unesc encerra Semana de Ciência e Tecnologia com Feira de Inovação

Evento contou com mais de 120 atividades paralelas ao longo dos últimos cinco dias
Por Redação Criciúma, SC, 29/10/2022 - 11:19 Atualizado em 29/10/2022 - 11:25
Foto: Mayara Cardoso/Unesc
Foto: Mayara Cardoso/Unesc

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um ambiente de divulgação, soluções inovadoras por meio de produtos, serviços e modelos de negócios e foco na resolução de problemas reais. Esse foi o cenário da noite de sexta-feira (28), durante a 9ª edição da Feira de Inovação da Unesc, organizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc e que marcou o encerramento da programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição.

A ação, uma das mais esperadas da Semana, fechou em alto nível os dias de conhecimento compartilhados no evento. O resultado de todo o envolvimento da comunidade acadêmica e da sociedade ao longo de toda a programação, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é motivo de muito orgulho e satisfação. "Foram cinco dias de intensas atividades e de uma programação que começou a ser pensada há um ano pela comissão organizadora. Hoje fechamos muito bem este grande evento institucional que reuniu atividades da iniciação científica, da extensão, da arte e da cultura, e dos tantos programas desta grande Universidade que escreve mais um capítulo histórico", comentou a reitora. 

Ao final do ciclo de mais um evento que exigiu empenho e dedicação de toda a comunidade acadêmica, conforme Luciane, o momento é de agradecimento pelo incrível trabalho desenvolvido. "O evento foi um sucesso tanto de público quanto de resultados e projeção institucional. São sementes promissoras plantadas em projetos, iniciação científica e infinitas inspirações para ainda mais frutos daqui para frente", destacou.

Um projeto como este, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é transformador. Segundo ela, esse é o maior projeto interdisciplinar da Instituição, que congrega todas as áreas do conhecimento e todos os projetos institucionais, num mesmo evento, com troca de conhecimento e com interação com a comunidade. "Aqui existe colaboração, construção coletiva. É um projeto que nos transforma de dentro para fora. Encerramos com o dever cumprido. A tecnologia mostrou sua relevância na pandemia e o pós-pandemia não é diferente. Sabemos o quão importante é essa temática para a transformação da sociedade", finalizou Gisele. 

Ideias inovadoras em destaque

A Feira de Inovação da Unesc contou com a apresentação de nove pitches, exposições de ideias resumidas em três minutos, com propostas para os mais variados segmentos e de grande importância para a sociedade com foco nos problemas reais.

Entre as excelentes ideias apresentadas, a grande vencedora foi a plataforma Hipp - voltada à gestão de saúde que integra, facilita e antecipa filas. Após as apresentações dos pitches, os componentes do grupo vencedor levaram para casa, além de certificados, uma Alexa, um SmartWatch e um fone de ouvido sem fio cada um. Eles ainda terão 50% de desconto para fazerem parte da Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc.

Conforme a representante da equipe, Júlia Teixeira Daminelli, iniciativas como esta são valiosas para o grupo. "Esse campeonato é muito importante para a gente que empreende, que está tentando fazer as ideias saírem do papel e transformar o mundo por meio do empreendedorismo. Acredito que estar neste espaço é uma forma de vencer o nervosismo e de se desafiar. Isso serve tanto para o nosso crescimento pessoal quanto para o desenvolvimento e maturidade da própria empresa", comentou.

A plataforma apresentada pela equipe vencedora tem a proposta de colaborar com a fila de atendimentos para procedimentos no Sistema Único de Saúde (SUS) conforme o grau de risco de cada caso. "Conseguimos classificar conforme critério de gravidade de cada paciente e inserir na fila de espera. Assim, podemos acompanhar e cuidar dos pacientes enquanto eles esperam na fila também, tudo de forma transparente. Ali estarão exames, históricos de pacientes, entre outros, e assim conseguimos antecipar filas e salvar vidas", explicou. Júlia destacou que já existem municípios mapeados e interessados na ideia, como Criciúma, Maracajá e Orleans.

A ideia vem sendo trabalhada pela equipe formada por, Bruna Matos Estevam; Nicole Pereira Duminelli; Eduardo Pereira Pini; Rodrigo Santos Raccuia Ferreira; e João Vitor. 

Ainda fizeram parte dos grupos participantes as equipes DottCoin; GreenVoucher; E-Licencie; Joby; Prov; Análise de Público Através da Visão Computacional; DZNVOLVI; e Falta de espaço para convivência entre acadêmicos.

O evento, que ocorreu no Auditório Ruy Hulse, foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=c7Xg1nrHO2k.

Ideias inovadoras

Dentre as ideias apresentadas pelas equipes compostas por acadêmicos, empreendedores e público em geral, estiveram ainda soluções para gestão em saúde e ambiental, para eventos e estabelecimentos comerciais, para a economia, para o vestuário, entre outras temáticas.

Um momento de muita conexão, de troca de ideias sobre empreendedorismo, de novas possibilidades, de network, de possibilidades e de muita criatividade, como pontuou a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel. "O fato de estarem aqui conosco na feira é excelente porque conseguimos conhecer as ideias e, assim, socializar cada vez mais o nosso trabalho frente ao Unesc Connect. Esse hub de inovação que tem a função de trabalhar com a região, fazendo conexões, é o que precisamos. Isso é um aprendizado que transforma", descreveu Elenice.

Homenagens e agradecimentos

Ainda no período da tarde desta sexta-feira (28/10) a reitoria da Universidade preparou um evento especial para agradecer e homenagear a todos os envolvidos nos cinco dias de evento que foram intensos, com muita produção de conteúdo, com trabalhos voltados à ciência, tecnologia, inovação e com um grande e valoroso foco: a disseminação do conhecimento. 

Ao todo, foram 120 atividades e cerca de 440 trabalhos apresentados e a participação de mais de duas mil pessoas durante as diversas atividades que ocorreram pelo Campus. Para marcar este grande feito, os cerca de 70 envolvidos na organização, foram agraciados com muitas homenagens, flores, e agradecimento por toda a dedicação ao longo do evento que teve início na segunda-feira (24/10). 

 

- Desafios e oportunidades do mercado de deep tech pautam última discussão da SCT

O universo de temáticas abordadas durante os cinco dias da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc culminou, nesta sexta-feira (28/10), com um olhar para o futuro da ciência, da economia e da tecnologia mundial. A última palestra a ter início na programação do evento que movimentou a Universidade apresentou conceitos, aplicações, cenários e tendências da deeptech e a chamada sociedade 5.0.

No comando da apresentação, o empreendedor e pesquisador com doutorado em Nanotecnologia e pós-doutorado em Nanobiotecnologia, Leandro Antunes Berti, buscou esclarecer para a plateia as oportunidades e os desafios da deep tech que, segundo ele, em linhas gerais, configura a união de ciência e tecnologia. Em diversos setores da economia, as pesquisas e produtos baseados em nanopartículas configuram um dos fortes exemplos de como esse contexto da alta tecnologia já se faz presente nas vidas de muitas pessoas, mesmo que não percebam.

As empresas de deep tech, conforme definição científica, essencialmente têm o propósito de que suas soluções resolvam grandes problemas da humanidade, como os passivos ambientais, a produção de energia, a cura do câncer. Essas indústrias movimentam um mercado que chegam a cifras trilionárias, aponta Berti. No entanto, para se desenvolver uma sociedade 5.0, onde essa alta tecnologia fará parte da vida, há uma série de desafios. "Há 'muros' que precisam ser transpostos, como as legislações, aspectos culturais como a resistência a novas soluções. A sociedade precisa avançar para poder aproveitar os potenciais completos das tecnologias que vão evoluindo", acredita.

O "novo mundo" que se avizinha deverá ter a utilização cada vez mais comum de ferramentas e ambientes como a realidade mista, a internet das coisas, conectividade de alta velocidade com uso de dados associados à inteligência artificial fomenta a necessidade da criação de sensores e tecnologias de alta precisão, destacou o palestrante. "Estamos começando a implantação do 5G, mas já está se pesquisando a internet da 6ª geração (6G), que trará uma velocidade de tráfego muitas vezes maior. O estado, o mercado e as pessoas precisam se preparar para isso e aproveitar as oportunidades", sublinhou.

SCT 2022

O evento contou com patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana teve como temática "Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A cobertura completa do evento pode ser acessada no site noticias.unesc.net/semana-de-ciencia-e-tecnologia/.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito