Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Uma forma diferente de preparar a picanha

Receita foi repassada no Quadro das Carnes, do Programa Adelor Lessa
Marciano Bortolin
Por Marciano Bortolin Criciúma, SC, 15/07/2021 - 15:29Atualizado em 15/07/2021 - 15:30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Picanha. Um dos cortes de carne mais amados pelos brasileiros. Algo que há algumas décadas não se imaginava. Mais precisamente na década de 1970, quando se descobriu uma forma de prepará-la. 

Esta história, acompanhada da receita da Picanha na Cerveja, foi contada por Paulo Passos, da Rede Bistek de Supermercados, no Quadro de Carnes, do Programa Adelor Lessa. “Quando falamos em churrasco, a picanha é a líder. Foi em 1970 que começou a ser feita no Brasil. Era vendida como parte da alcatra ou coxão duro e muitas vezes, por ter uma grossa camada de gordura, era descartada, por incrível que pareça”, lembrou.

Ainda segundo Passos, este, que se tornou o corte mais famoso do churrasco no Brasil, foi inventado por um argentino, em um restaurante de São Paulo. “Costumamos comentar que 50% é a matéria prima, a qualidade, e 50% é a forma de preparo. Se em 1970 não houvesse a provocação da forma de preparar, não tinha caído na graça da população”, disse.

A receita repassada pelo especialista serve seis pessoas e tem tempo de preparo de 1h30min.

Confira a receita da Picanha na Cerveja:


Ingredientes:


1 peça de picanha (aproximadamente 1kg)
2 colheres (sopa) de azeite
1 lata de molho de tomate sabor azeitonas (340g)
1 pacote de pó de sopa de cebola (68g)
1 lata de cerveja preta (350mil)
Farofa
1 colher (sobremesa) de alho amassado
250g de vagens em rodelas
1 envelope de caldo de legumes em pó
Sal a gosto
1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
1 xícara (chá) de biscoito de água e sal triturado no liquidifcador

 

Modo de preparo:

Limpe o excesso de gordura da carne. Aqueça a panela de pressão, em fogo médio, e doure a picanha no azeite para selar, virando com uma colher de pau ou pinça de cozinha. Não fure para não perder o suco da carne. Em uma tijela, misture o molho de tomate, o pó para sopa de cebola e a cerveja preta. Coloque esse molho na picnha já selada. Tampe a panela e cozinhe opro uma hora após pegar pressão, em fogo baixo. Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente antres de abrir a panela. Para a farofa, em uma panela, aquea o axeite, em fogo médio, doure o alho e junte a vagem e o caldo de legumes. Tempere com sal a gosto. Adicione o chjeiro-verde e refogue por cinco minutos ou até ficar al dente. Desligue o fogo.. Acxrescente a farinha de biscoio e misture. Sirva a picnha acompanhada da farofa e regada com o molho da panela.

Confira a receita no podcast: