Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um túnel na Serra do Corvo Branco é viável? (VÍDEO)

Estado lançou o edital licitatório para contratação de uma empresa que estudará a possibilidade de implantação da estrutura
Por Geórgia Gava Grão-Pará, SC, 30/03/2022 - 07:30 Atualizado em 30/03/2022 - 07:36
Obras estão a todo vapor | Fotos e Vídeo: Divulgação
Obras estão a todo vapor | Fotos e Vídeo: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

As obras na SC-370 na Serra do Corvo Branco, entre Grão-Pará e Urubici, poderão contar com um novo atrativo econômico, mas, a longo prazo. Neste ano, o Governo do Estado, assim como a administração dos dois municípios, anunciou a possibilidade da implantação de um túnel, que serviria para o tráfego de veículos pesados, oportunizando, então, uma rota comercial entre as regiões serrana e litorânea do Sul de Santa Catarina.  

Em fevereiro, o Estado abriu um processo licitatório para a contratação de uma empresa responsável para avaliar a viabilidade, ou não, do projeto. “O túnel será uma rota comercial, ou seja, para ter caminhões maiores trafegando pela nossa Serra. A gente acredita que até o fim do ano, esse contrato já esteja firmado e a empresa inicie os trabalhos”, explica o prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Júnior. 

As propostas devem ser enviadas até o dia 13 de abril, conforme o edital de licitação previsto pelo Estado. “Ainda não foram definidos os detalhes, porque a empresa que provavelmente será contratada, vai fazer a análise do melhor local para a instalação. A Serra do Corvo Branco tem características geológicas difíceis. De um lado, temos o Aquífero Guarani, do outro, rochas instáveis”, acrescenta o prefeito. 

Leia também - A possibilidade de um túnel na Serra do Corvo Branco

Obra nas fases iniciais

As obras na localidade ainda estão nas fases iniciais. “A empresa está fazendo as duas galerias pluviais, que tiveram que ser alteradas de acordo com o projeto, pela quantidade de água e os índices pluviométricos que estavam se apresentando nestes últimos anos. Eles também estão fazendo drenagens em toda a extensão, desde Grão-Pará até em Urubici”, pontua Júnior. 

O tráfego ainda não está sendo afetado pelos trabalhos. “Eles não estão fazendo intervenção no trecho de subida da Serra, porque se fizerem, há a paralisação da passagem de veículos e, agora, é um momento que não se pode fazer isso, para não criar um problema de mobilidade urbana. Está sendo feita terraplanagem em Urubici até o pé da Serra, com a limpeza, alargamento e retirada de solo, além das obras de arte”, acrescenta. 

Leia também - O caminhão, o GPS e a Serra do Corvo Branco

O canteiro de obras está instalado no município de Urubici. Por lá, os trabalhos estão mais intensificados. “A empresa está na fase final de liberação dos pontos de retirada da matéria-prima para fazer a sub-base da pavimentação. Também recebi a informação de que o britador deles está para ser instalado nos próximos dias ou até em dois meses, no máximo. Também estão finalizando as indenizações”, enfatiza Júnior. 

Leia também - Investidor quer aplicar R$ 250 milhões na Serra do Corvo Branco

Desde o início dos trabalhos, a obra teve de ser paralisada algumas vezes, em virtude do mau tempo. “A gente acredita que, a partir de agora, o clima dê uma fixada e eles consigam ter uma evolução maior. A previsão de conclusão fica difícil, por causa dessas intempéries, já que isso vai criar alguns problemas para a empresa, porque realmente é um local atípico", ressalta o líder do Executivo. 

Orçada em inicialmente R$ 46 milhões, as obras na SC-370 devem passar por reajustes ao longo da execução. “O Governo do Estado está fazendo a adaptação do projeto, já que previa pavimentação flexível, que é o asfalto que a gente conhece, mas está sendo proposto para que seja feito pavimento rígido, que é em concreto e mais aconselhado pela característica do solo da subida da Serra”, finaliza Júnior.  

Leia também - Edital para asfaltamento da Serra do Corvo Branco é assinado

Veja um dos trechos em obras no vídeo abaixo:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito