Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um recado para encorajar os empresários

"Não façam isso, não fechem as portas", diz executivo com experiência em gestão de negócios
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 30/04/2020 - 16:57 Atualizado em 30/04/2020 - 16:59
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

De uma caminhada pelas ruas da cidade, veio a inspiração para Moair Barcelos. "Outro dia eu estava caminhando. Sou um executivo aposentado, faço algumas consultorias em gestão de negócios, também atuo com contabilidade. Me deparei com algumas portas fechadas, bateu uma aflição, alguns empresários que vemos com dificuldades, que coisa triste", comentou o contador. "Deu uma vontade de gritar não, não façam isso, não fechem as portas. Por isso a ideia do recuo tático. É necessário, é fundamental repensar a estrutura, a organização, despesas, custo, receita", observou Moair.

Como gritar, no sentido literal do verbo, não adiantaria, Moair foi além. Produziu um outdoor. "Na verdade um amigo empresário me ligou oferecendo o espaço para uso, sem custo. Topei. Na hora bolei o conteúdo, fui à gráfica e fizemos esse outdoor", contou. A peça está exposta nas proximidades da Acic. "Acabou sendo estratégico, já que ali é perto da casa dos empresários na cidade", constatou.

Ainda sobre suas inspirações para o gesto de incentivo aos empresários, Moair fez uma citação bíblica. "Veio à mente também uma passagem bíblica de Josué, que tinha um grande projeto, levar o povo à terra prometida, mas tinha uma crise enorme, de um gigante que deveria enfrentar. Daí Deus disse a ele para ser forte e corajoso. Ele foi. Me veio essa passagem, de colocar isso", afirmou. "E como Deus não deixa nada pela metade, veio essa oportunidade de fazer o outdoor", completou. "A ideia foi mandar uma mensagem para que o empresariado se mantenha forte, corajoso, sem deixar de fazer o dever de casa", referiu.

Da sua experiência na contabilidade e gestão de negócios, Moair lembrou que o momento é, também, de reflexão e organização. "A situação exige refletir sobre custos e despesas, ter reservas financeiras para contingências, é cíclico, as empresas que atentaram para essa premissa básica de gestão financeira, com certeza passarão esse período com menos turbulência. Eu como empresário tenho esse cuidado", observou. Ele sublinhou que conseguiu interceder por alguns clientes. "Conseguimos um fôlego a eles, afetados, com essa sensibilidade necessária para o momento, tive a graça de poder antecipar o mês de maio para alguns credores", contou.

Disso tudo, fica o raciocínio: "eu posso fazer um recuo tático enquanto empresário, mas não fechar as portas", frisou Moair. A sua empresa, a que assina o outdoor, respira com certa tranquilidade. "Estamos tranquilos, não dispensamos ninguém, tudo em dia, tenho dito para alguns empresários que não se prepararam para esse momento, não formaram reserva, não trabalham com estrutura enxuta, não estão criteriosos com relação aos custos, que revisem seus procedimentos", finalizou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito