Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Um ponto de 18 disputados

Desempenho do Criciúma em clássicos ilustra bem a situação da equipe no Campeonato Catarinense
Por Lucas Renan Domingos Criciúma, SC, 12/03/2019 - 11:01
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Certa vez, quando ainda comandava o Criciúma, Doriva fez um alerta após a derrota para o Joinville no primeiro turno. “O Campeonato Catarinense é recheado de clássicos. Se você perder todos os clássicos, você vai ficar para trás”, lembrou. Ele tinha razão. O desempenho do time carvoeiro contra as outras equipes consideradas grandes de Santa Catarina – Avaí, Figueirense, Joinville e Chapecoense – tem sido inexpressivo e a atual situação do Tigre na tabela do estadual ilustra bem o que o ex-treinador Tricolor apontava.

Dos 36 pontos disputados pelo Tigre nas 12 rodadas do Catarinense até aqui, metade foi em clássicos. Seis jogos, 18 pontos em jogo e apenas um conquistado. Ao todo, cinco derrotas. Um empate contra o Figueirense na primeira partida do returno e só. Resultando em um aproveitamento de apenas 5,55% contra os seus maiores adversários.

A importância de vencer os clássicos fica ainda mais evidente quando analisado o desempenho do Criciúma diante dos demais times do Campeonato. Nos outros seis confrontos jogados contra outras equipes da competição, o aproveitamento dá um salto, chegando a 72,22%. O Tigre conquistou 13 pontos de 18 disputados quando os concorrentes eram Atlético Tubarão, Hercílio Luz, Brusque, Metropolitano ou Marcílio Dias.

Portanto, foi nessas partidas que o Tricolor fez 92,85% dos 14 pontos somados no Campeonato Catarinense até o momento. No último domingo, contra a Chapecoense, o Tigre deixou escapar mais três pontos em clássicos, ao ser derrotado pelo Verdão do Oeste.

Superioridade dos líderes

Figueirense, Chapecoense e Avaí são, respectivamente, os três primeiros colocados do estadual. A boa classificação deles também pode ser justificada pelos seus saldos em clássicos, mesmo que não obedeçam a ordem da tabela.

Todos possuem um clássico a menos que o Criciúma. Jogaram apenas cinco, mas obtiveram resultados muito superiores ao do Tricolor. O Figueira conquistou nove pontos de 15 disputados – duas vitórias, três empates e uma derrota (60% de aproveitamento). Avaí e Chapecoense se igualam. Venceram três clássicos, empataram um e perderam mais um. Adicionaram, assim, dez pontos de 15 também colocados em jogo (66,66% de aproveitamento).

Até mesmo o próprio Joinville, que tem um ponto a menos que o Tigre e está uma posição atrás na tabela, teve aproveitamento melhor que o Tricolor. O JEC é mais um com cinco clássicos até o momento. Ganhou um. Dois conquistou o empate e perdeu em outros dois. Com isso, o Coelho teve um aproveitamento de R$ 33,33%.

Criciúma nos clássicos:

1ª Rodada – Criciúma 0 x 1 Figueirense

3ª Rodada – Chapecoense 1 x 0 Criciúma

6ª Rodada – Avaí 3 x 0 Criciúma

8ª Rodada – Joinville 2 a 1 Criciúma

10ª Rodada – Figueirense 1 x 1 Criciúma

12ª Rodada – Criciúma 0 x 1 Chapecoense

Aproveitamento: 5,55%

 

Criciúma fora dos clássicos:

2ª Rodada – Marcílio Dias 1 x 2 Criciúma

4ª Rodada – Criciúma 1 x 0 Atlético Tubarão

5ª Rodada – Criciúma 0 x 1 Brusque

7ª Rodada – Criciúma 2 x 0 Metropolitano

9ª Rodada – Criciúma 3 x 1 Hercílio Luz

11ª Rodada – Criciúma 1 x 1 Marcílio Dias

Aproveitamento: 72,22%

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito