Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Um padre será ordenado bispo em Içara

Cerimônia de ordenação, até então inédita no Santuário, vai tornar bispo o padre Ângelo Mezzari, nascido em Forquilhinha
Por Denis Luciano Içara, SC, 15/09/2020 - 16:44 Atualizado em 15/09/2020 - 16:49
Monsenhor Ângelo Mezzari com o Papa Francisco, no Vaticano / Divulgação
Monsenhor Ângelo Mezzari com o Papa Francisco, no Vaticano / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara, será lugar da primeira ordenação episcopal da sua história. A Diocese de Criciúma confirma para o próximo dia 19, sábado, a cerimônia de criação do novo Bispo da Igreja Católica. O Monsenhor Ângelo Mezzari, nascido em Forquilhinha em 1957 - na época ainda distrito de Criciúma, por isso ele é criciumense -, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo no começo de julho pelo Papa Francisco.

Confira também:

Papa anuncia novo bispo auxiliar de São Paulo. Ele é de Forquilhinha

"Um momento de muita emoção", diz padre de Forquilhinha nomeado bispo

"É um momento de muita emoção", contou o sacerdote, em entrevista à Rádio Som Maior. "A escolha veio de surpresa e, claro, há a angústia da responsabilidade conferida pelo Papa", observou.

Mais da solenidade

A Diocese de Criciúma divulgou nota na tarde desta terça-feira, 15, detalhando procedimentos sobre a orientação episcopal do padre Ângelo. A cerimônia contará apenas com convidados, clero e familiares devidamente identificados. Os demais serão recebidos na parte externa do templo. Abaixo, a íntegra da nota da Diocese:

Orientações para Ordenação Episcopal - Mons. Ângelo Ademir Mezzari
 

No domingo, dia 19 de setembro, nós, do Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, SCMJ, em Içara-SC, viveremos um momento que entrará para a nossa história: a primeira ordenação episcopal realizada no local. O Monsenhor Ângelo Mezzari, RCJ, da nossa Diocese será ordenado Bispo da nossa Igreja, e será enviado ao trabalho como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Um momento de muita alegria para todos nós. 

 

Devido a pandemia do novo coronavírus, a cerimonia será realizada com a presença, apenas, dos convidados, clero, e familiares do Monsenhor devidamente identificados. Estes serão acomodados dentro do Santuário, e os demais serão recepcionados do lado de fora do templo, em uma estrutura auxiliar com a disposição de cadeiras e sistema de transmissão simultânea. 

 

Todavia, sabemos do importante papel que os veículos de comunicação possuem e para melhor ampará-los neste momento, uma equipe de profissionais estará em plantão para muni-los de toda e qualquer informação necessária para a divulgação deste dia. Textos e registros fotográficos serão enviados para que este veículo use da forma que bem desejar. 

 

Essa não foi, obviamente, a forma como sonhamos que este momento fosse realizado. Gostaríamos de ter o Santuário ocupado em sua capacidade máxima e trocar abraços e apertos de mãos como sempre fizemos. Ainda que o momento não permita tais ações, não poderíamos deixar de ser Igreja em um momento tão cheio de significados para a vida do Monsenhor Ângelo Mezzari, para a nossa Diocese de Criciúma, e para a história do nosso Santuário. 

Mais sobre o novo bispo

O padre Ângelo tem formação em Filosofia, Teologia e Jornalismo. Ingressou na vida religiosa em 1981, pela Congregação dos Rogacionistas do Coração de Jesus. Foi ordenado sacerdote em 1984. Na Congregação, foi formador dos estudantes de Filosofia, Vigário paroquial de Curitiba, Diretor do Instituto de Pastoral Vocacional e presidente do Conselho Superior do mesmo Instituto, além de Conselheiro Provincial, Superior Provincial da Província de São Lucas e, de 2010 a 2016, foi Superior Geral da congregação em Roma.

Ele atuou também na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como Assessor do Departamento de Vocações e vinha, por último, atuando como pároco de Nossa Senhora das Graças em Bauru, interior de São Paulo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito