O Sul de Santa Catarina entrou no radar de um dos mais conhecidos caçadores de tempestades do mundo. O meteorologista norte-americano Reed Timmer anunciou que sua equipe, a Team Dominator, prepara uma expedição à região para acompanhar de perto tempestades severas e possíveis tornados.
O anúncio foi feito nas redes sociais após a repercussão de um tornado registrado em Piraí do Sul, nos Campos Gerais do Paraná. Segundo Timmer, o fenômeno El Niño pode contribuir para um período de maior atividade na chamada “Alameda dos Tornados” da América do Sul.
LEIA MAIS:
- El Niño mantém alerta climático com previsão de chuva e temperaturas elevadas em SC
- El Niño: fenômeno se antecipa e muda inverno em SC
- El Niño ganha força e pode chegar a nível histórico; veja efeitos em SC
A equipe deve monitorar principalmente áreas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estados que possuem histórico de ocorrência de tempestades severas, vendavais, granizo e tornados.
Declaração sobre tornados F5 chama atenção
Uma das declarações que mais repercutiu foi a possibilidade, mencionada por Timmer, de ocorrer um tornado de intensidade F5 por dia durante o período entre o fim do inverno e o início da primavera.
A afirmação, no entanto, é uma avaliação pessoal do meteorologista e não representa uma previsão oficial de que tornados F5 ocorrerão diariamente no Sul do Brasil.
A classificação F5 pertence à antiga Escala Fujita e corresponde ao nível máximo da escala original, utilizado para classificar os tornados mais violentos a partir dos danos provocados.
Team Dominator deve acompanhar tempestades em campo
A Team Dominator é especializada no acompanhamento de tempestades severas e utiliza veículos e equipamentos preparados para se aproximar de fenômenos extremos.
Reed Timmer ganhou notoriedade internacional justamente por acompanhar tornados de perto, produzindo imagens e análises sobre o comportamento das tempestades.
No Brasil, a equipe pretende observar as condições atmosféricas e acompanhar possíveis eventos severos durante o período de maior atenção meteorológica no Sul.
Por que Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão no radar?
A região Sul apresenta condições atmosféricas que podem favorecer a formação de tempestades severas. A combinação entre umidade, instabilidade e mudanças na direção e na velocidade dos ventos em diferentes níveis da atmosfera pode contribuir para o desenvolvimento de fenômenos como granizo, vendavais e tornados.
A chamada “Alameda dos Tornados” não é uma divisão geográfica oficial. O termo é utilizado para descrever uma área da América do Sul que inclui partes do Sul do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e que registra episódios recorrentes de tempestades severas.
El Niño pode influenciar as condições atmosféricas
Outro ponto citado por Timmer é a atuação do El Niño. O fenômeno climático, relacionado ao aquecimento anormal das águas do Pacífico Equatorial, pode alterar os padrões de circulação atmosférica e de distribuição de chuvas em diferentes regiões.
Isso, porém, não significa que o El Niño seja capaz de determinar sozinho quando ou onde um tornado irá ocorrer.
A formação desses fenômenos depende de uma combinação específica de fatores atmosféricos, que precisa ser analisada em escalas de tempo menores.
Por isso, a declaração do meteorologista norte-americano deve ser entendida como uma indicação de potencial para uma temporada de tempestades mais ativa, e não como uma previsão de que determinados tornados atingirão Santa Catarina ou o Rio Grande do Sul.
População deve acompanhar os alertas oficiais
A possível chegada de Reed Timmer e da Team Dominator aumenta a atenção internacional sobre o comportamento das tempestades no Sul do Brasil. A equipe deverá acompanhar os fenômenos em campo e registrar informações sobre as condições encontradas.
Para a população, entretanto, a orientação é acompanhar as previsões meteorológicas e os alertas emitidos pelos órgãos oficiais, especialmente em dias com previsão de temporais.
Até o momento, o principal destaque é que Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão entre as áreas que podem entrar no radar da equipe durante a expedição de Reed Timmer ao Sul do Brasil, em um período de atenção para tempestades severas entre o fim do inverno e o início da primavera.
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!