Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

“Um descaso por parte da população”, diz superintendente da Vigilância em Saúde

Estado destaca preocupação com chegada da temporada de verão no auge da pandemia
Por Paulo Monteiro Florianópolis - SC, 08/12/2020 - 07:56 Atualizado em 08/12/2020 - 10:02
Foto: arquivo / 4oito
Foto: arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os números do novo coronavírus não param de subir em Santa Catarina. Todas as regiões do estado já estão com a ocupação de leitos para Covid-19 acima de 80%, alguns até mesmo bem próximos dos 90%, disparando um sinal de alerta por parte do Governo do Estado. Apesar disso, de acordo com a superintendente da Vigilância em Saúde de SC, Raquel Bittencourt, ainda há um descaso por parte da população.

“Avaliamos muito bem essas medidas restritivas, porque as regiões de saúde também decretam e, no somatório, avaliamos o impacto. Mas a gente percebe nitidamente um descaso por parte da população, como não acreditar mais que o vírus está aí circulando. Estamos apostando que essas medidas educativas também façam efeito”, declarou.

O descaso é observado, principalmente, em parques e praias catarinenses, onde muitas pessoas seguem se aglomerando e, na grande maioria das vezes, sem a utilização de máscaras. O trabalho de conscientização, segundo a superintendente, surge justamente para converter esse cenário.

A última atualização da matriz de risco colocou praticamente todo o estado no gravíssimo (vermelho) para Covid-19. Segundo Raquel, as autoridades irão avaliar o impacto dos últimos cinco dias de decreto e, se necessário, ainda amanhã irão implementar novas medidas restritivas de combate a pandemia.

Há ainda uma grande preocupação em relação a chegada do verão, com possíveis maiores lotações no litoral catarinense. “Esperamos que as medidas implantadas no fim de semana tenham repercussão. Só o fato de inibir as grandes aglomerações já deve gerar um impacto importante na diminuição de transmissão. Mas se não houver essa diminuição, a projeção é muito ruim, de uma saturação da rede hospitalar. Isso significa dizer que, a medida que as pessoas vão adoecendo, não teremos mais condições de atender”, afirmou Raquel.

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito