Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Trabalho preserva a história de Içara

Igreja da Misericórdia, ao lado da Matriz São Donato, passa por reparos e deve ser reinaugurada na Páscoa
Por Bruna Borges Içara, SC, 28/01/2019 - 07:32
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Parte da história de Içara está recebendo um tratamento especial e em breve voltará a ser apreciada por todo o público da cidade e da região. É a Igreja da Misericórdia, antiga matriz da Paróquia São Donato, localizada na mesma praça e ao lado da atual, que passa por um processo de reparo externo e interno. 

Os trabalhos começaram no dia 18 de dezembro do ano passado e a previsão é de que tudo já esteja pronto para a celebração da Páscoa, que esse ano ocorre no dia 21 de abril. Para cuidar de cada detalhe, a restauradora e artista plástica Eliete da Silva, mais conhecida como Katurra, e sua equipe, trabalha diariamente com sua equipe, analisando cada ponto interno da estrutura. Outra empresa faz o trabalho pelo lado de fora da igreja. 

Nesse primeiro momento, os profissionais se concentram no reparo da estrutura e na limpeza do local. “A coisa mais importante é o suporte da arte. O telhado não pode ter gotejamento, não pode ter capilaridades, que é a umidade que sobe por baixo. O suporte da arte são as paredes”, explica Katurra. 

“Eles estão cuidando dessa parte toda e agora eu comecei a limpar o teto para constatar onde tem que ser restaurado, descobri um canto que está comprometido pelo cupim e agora já vão mandar dedetizar”, complementa. 

A artista explica que existe uma sequência que deve ser seguida em casos como esse: primeiro recupera-se a arquitetura, depois a pintura e, então, os móveis. “Agora estão sendo resolvidos esses problemas do suporte e na próxima semana nós já devemos começar os trabalhos de pintura”, relata.

A data para a reinauguração é apenas uma projeção, já que imprevistos podem acontecer. Um deles, por exemplo, já aconteceu. “Quando nós fomos olhar a torre encontramos um ninho com três filhotes de coruja. Dois deles já voaram, mas o terceiro ainda não. Estamos esperando que ele voe para poder mexer nesse local”, conta Katurra. 

Dois artistas a homenagear

No caso da Igreja da Misericórdia, o trabalho que é feito pela equipe tem ainda uma peculiaridade: dois artistas trabalharam na estrutura. Primeiro, em 1955, Pedro Cechet fez a composição artística. Já no ano de 1986 foi realizada uma restauração por Nilton Figueiredo. 

“Eu já restaurei três igrejas do Pedro Cechet, ele era um gênio da composição. Você chega dentro das igrejas dele e tem um mundo de cores, mas é muito harmonioso”, comenta a restauradora.

O tombamento do prédio como Patrimônio Histórico Municipal de Içara, porém, só ocorreu após o trabalho de Nilton Figueiredo, em 1992. Por esse motivo, o desafio atual é preservar as duas intervenções que a estrutura recebeu. Para isso, uma ideia será colocada em prática.

“Quero deixar janelas com as cores do Pedro Cechet e vamos fazer plaquinhas identificando, porque é a obra dele. Nós queremos deixar a história dos dois, porque ela foi tombada pelo Nilton e nós estamos restaurando o tombamento”, pontua a artista. 

Conselho de cultura acompanha

Como se trata de um patrimônio tombado, os reparos feitos na igreja são acompanhados pelo Conselho Municipal de Cultura de Içara. “Nós fazemos visitas quase que diárias à obra e fotografamos tudo. Como se trata de um prédio tombado, é preciso ter esse olhar para que nenhuma história se perca, que se preservem cores, formas, toda a história”, confirma a presidente do conselho, Lilian Philippi.

Referência para a comunidade católica

Antes da construção da igreja matriz São Donato, na década de 1970, a estrutura que hoje recebe os reparos era a paróquia da cidade. No entanto, por 31 anos ela ficou sob o domínio do Poder Público e abrigou a então Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Em 2014 a Prefeitura devolveu o prédio para a paróquia, quando foram realizados alguns reparos.

“Naquela época foi feita uma reforma, mas foi uma reforma mais rápida, feita de forma emergencial. Essa de agora é para deixar a igreja impecável”, comenta o pároco da Paróquia São Donato, padre Antoninho Rossi. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito