Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Timbé do Sul: DNIT confirma conclusão da BR-285 até março de 2024

Representantes do Governo Federal realizam uma visita técnica à obra nesta segunda-feira (14)
Por Stefanie Machado Timbé do Sul, SC, 14/08/2023 - 11:33 Atualizado em 14/08/2023 - 11:41
Foto: Gabriel Mendes/4oito
Foto: Gabriel Mendes/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após anos de espera e adiamento de prazos, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou o prazo de entrega da BR-285, entre Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS): março de 2024. A informação foi anunciada durante uma visita de técnicos do Governo Federal ao município nesta segunda-feira (14). 

Na última sexta-feira (11), o Ministério da Casa Civil anunciou o Novo Programa de Aceleração (PAC) com investimento superior a R$ 48 bilhões para Santa Catarina. Entre as obras contempladas, está a conclusão dessa rodovia. A visita técnica foi viabilizada pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB). "Vou provocar o ministro [dos Transportes] Renan Filho. Vou à Tribuna citar essa visita e pedir para colocar um dia: vamos inaugurar 30 de março. Fiquei muito feliz por ter uma data prevista", afirmou. 

LEIA MAIS:

De acordo com o superintendente do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade, fatores climáticos, como a chuva, prejudicam o andamento das obras, uma vez que quedas de barreiras acontecem com frequência no local. O pavimento flexível está finalizado, enquanto o pavimento rígido está 92% concluído. Faltam R$ 5 milhões para terminar a obra. "Hoje, a BR-285 não vai ser mais uma promessa, mas uma realidade", enfatizou. 

"Estamos desde 2017, quando assumimos a prefeitura, esperando a data de inauguração, e isso não acontece. Sei da aflição da comunidade, dos nossos vereadores, do quanto somos cobrados. Quero que isso aconteça o mais rápido possível", destacou o prefeito de Timbé do Sul, Roberto Biava, o Betinho. 

Por outro lado, o trecho gaúcho da obra deve levar mais dois anos para ser concluído, conforme o prefeito de São José dos Ausentes, Ernesto Boeira. As máquinas começaram a trabalhar na pista em agosto do ano passado. "A parte de terraplanagem, está praticamente pronta. O que vai ser um pouco mais demorado, e não é por falta de recursos, é a ponte porque estão iniciaram agora e tem o processo de secagem de pilares para depois colocar o pré-moldado", explicou. 

Sobre a obra

O projeto de implantação e pavimentação da BR-285 compreende pouco mais de 30 quilômetros de obras entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, são oito quilômetros de traçado independente do trecho existente. O empreendimento ainda prevê a construção de uma ponte sobre o Rio das Antas com 400 metros de extensão, que também tem a função de passagem de fauna.

Já o Lote 2, em Timbé do Sul, no Extremo Sul catarinense, conta com cerca de 22 quilômetros. O projeto inclui a construção de duas pontes e quatro viadutos, a implantação de um contorno na área urbana do município e a pavimentação da Serra da Rocinha.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito