Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

TikTok pode sofrer com guerra comercial entre China e EUA

Trump ameaçou banir o aplicativo do país, como forma de retaliação ao governo chinês
Por Paulo Monteiro Criciúma - SC , 15/07/2020 - 15:56 Atualizado em 15/07/2020 - 15:58
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O TikTok já é um dos aplicativos mais baixados do mundo, superando inclusive o número de downloads do Facebook e Instagram durante a pandemia de Covid-19. Apesar disso, uma guerra comercial entre China e Estados Unidos e uma ameaça do presidente Donald Trump de banir o aplicativo do país pode acabar gerando uma crise para o TikTok.

“O TikTok não consegue evitar. Na semana passada já foi banido da Índia, que é o segundo maior mercado dele, e perdeu 611 milhões de usuários. Agora o Trump deu uma declaração no início da semana em que pensa em banir também dos EUA, uma forma de retaliação por considerar que a China foi a responsável pela pandemia de Covid-19”, declarou a publicitária e especialista em Marketing Digital, Alessandra Koga. 

O banimento na Índia aconteceu devido a acusação de que o aplicativo estaria vazando dados de usuários para o governo chinês e por fazer uma curadoria de conteúdo favorecendo a opressão da américa. Já nos EUA, a atitude viria como mais uma forma de retaliação ao governo Chinês, tirando a base americana do aplicativo e restabelecendo a hegemonia de Facebook e Instagram.

O problema de um possível banimento do aplicativo nos Estados Unidos, no entanto, não seria prejudicial somente pela retirada do país, mas sim por influenciar outros países a fazer o mesmo - como poderia ser o caso do Brasil. “Além disso o Tik Tok enfrentaria o problema de se adequar a lei de cada país, e isso pode ser um grande problema para que consiga manter essa hegemonia de hoje”, pontuou Koga.

A questão é que o Instagram, no entanto, pode ganhar essa briga. Isso porque, assim como fez quando a venda do Snapchat foi negada ao Mark Zuckerberg, criando então os Stories, os novos Reels do Instagram podem ocupar a lacuna de uma possível saída do Tik Tok. “É uma cópia do Tik Tok dentro do aplicativo, e as pessoas já estão acostumadas com os formatos”, disse a publicitária.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito