Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tigre e Timaço: o caminho para o acesso

A equipe da Rádio Som Maior andou lado a lado com o Criciúma na trajetória inesquecível de volta à Série B do Brasileirão
Por Vítor Filomeno 20/11/2021 - 16:30 Atualizado em 20/11/2021 - 17:00
Foto: Arquivo / 4oito
Foto: Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Após o decepcionante rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Catarinense, a competição mais importante para o restante do ano do Criciúma Esporte Clube era a Série C do Brasileirão. O objetivo, apesar da péssima temporada até então, era o acesso. Para isso, o Tigre foi em busca de um ídolo para o comando técnico e anunciou a contratação de Paulo Baier no dia 04 de maio.

A estreia na competição nacional aconteceu em 29 de maio, com uma vitória de 1 a 0 sobre o Ituano no estádio Heriberto Hülse. Oito dias depois, a vitória não veio na segunda rodada quando empatou em 0 a 0 com o São José (RS), em Porto Alegre. No dia 13 de junho, de volta às terras carvoeiras, o Criciúma bateu o Ypiranga (RS) por 2 a 1. De Itápolis (SP), o time trouxe um ponto na mala contra o Oeste em 19 de junho.

Nos dias 27 de junho e 04 de julho, os dois jogos, em Criciúma, terminaram em vitória contra Novorizontino (SP) e Paraná Clube, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente. A primeira derrota só aconteceu na sétima rodada, em 12 de julho, por 3 a 1 contra o Botafogo (SP), em Ribeirão Preto. Na partida seguinte, mais uma derrota. Desta vez, para o Mirassol (SP), por 2 a 0, fora de casa, em 17 de julho. No clássico contra o Figueirense, uma vitória simples do Tigre, em Criciúma, no dia 23 de julho.

No returno, uma derrota pesada por 3 a 0 contra o Ituano (SP), em Itu, no dia 04 de agosto. Cinco dias depois, de volta à Capital do Carvão, o Criciúma venceu o São José (RS) por 2 a 1. No dia 13 de agosto, contra o outro time gaúcho do grupo, o Ypiranga, uma importante vitória por 1 a 0 em Erechim. No Heriberto Hülse, em 22 de agosto, o Tigre venceu o Oeste (SP) por 3 a 1. Em dois jogos seguidos fora de seus domínios, nos dias 27 de agosto e 04 de setembro, mais duas derrotas: contra o Novorizontino (SP) e contra o Paraná, por 1 a 0 e 2 a 1 respectivamente.

Em Criciúma novamente, um empate em 0 a 0 contra o Botafogo (SP) em 11 de setembro e uma vitória de 3 a 0 sobre o Mirassol (SP) na semana seguinte garantiram o Tigre na segunda fase da Série C. A derrota para o Figueirense por 2 a 1, em Florianópolis, no dia 25, não influenciou na classificação para a parte final. Ao fim da primeira fase, o Criciúma se classificou em quarto lugar, com 30 pontos, nove vitórias, três empates e seis derrotas

Na estreia do quadrangular final, o frustrante empate em 0 a 0 com o Paysandu, em Criciúma, no dia 03 de outubro, fez com que o técnico Paulo Baier fosse demitido no dia seguinte. Em seu lugar, o clube trouxe Cláudio Tencati, anunciado na mesma semana. Sua estreia, no dia 10, não poderia ter sido melhor: vitória por 2 a 0 contra o Ituano (SP), fora de casa.

De volta ao Majestoso, um novo empate em 0 a 0 no dia 16. Desta vez, contra o Botafogo (PB), em um jogo dramático, com duas expulsões carvoeiras. No returno, uma semana depois, contra o mesmo time paraibano, uma derrota de 1 a 0 em João Pessoa causou temores em todos os torcedores tricolores. 

Na última partida em casa, mais um decepcionante empate, sem tirar o zero do placar e com nova expulsão pelo lado carvoeiro, contra o Ituano, em pleno Dia das Bruxas. Com o resultado, o time paulista garantiu o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro e fez festa no Heriberto Hülse.

A trajetória do Criciúma, a temporada 2021, o sucesso ou fracasso seriam decididos no último jogo do ano, em Belém, do Pará, contra o Paysandu. Para conseguir o acesso, o Tigre precisava vencer o time paraense e torcer por uma vitória do Ituano sobre o Botafogo (PB). Os dois jogos aconteceram no sábado, 06 de novembro.

Em Itu, o time paulista ajudou o Criciúma e aplicou um 3 a 1 contra os paraibanos. Na capital paraense, bastava uma vitória simples para confirmar o acesso para a Série B. Ela veio. O gol de Henan, aos dez minutos do segundo tempo, trouxe a tão esperada classificação, aguardada há dois anos. A festa tomou conta das ruas criciumenses e do Majestoso, que recebeu os empolgados torcedores, que brindavam a alegria e a emoção de estar de volta à segunda divisão nacional.

A história pelo rádio e contada pelo Timaço

Para passar todas essas emoções para os amantes do rádio de Criciúma, a Som Maior montou uma grande equipe, um verdadeiro Timaço, com o narrador Mário Lima, o comentarista João Nassif e com o jornalista Denis Luciano. O trio comandou as emoções transmitidas pelas ondas do rádio, desde o início do campeonato até a festa do acesso, na volta dos atletas à Criciúma.

Para o fatídico dia do acesso, foi montada uma megaoperação. Em Belém, contando todos os lances da epopeia carvoeira, estava Mário Lima. Dos estúdios, Denis Luciano comandou as ações e “distribuiu” o jogo. Para opinar sobre o desempenho técnico tricolor, João Nassif. Em Criciúma, em uma concentração de torcedores no Criciúma Shopping, o autor desta reportagem, Vítor Filomeno. 

O esquema para o jogo estava inteiramente montado e tudo começou a se confirmar com o gol do camisa nove, Henan, no início do segundo tempo, colocando o Criciúma na frente do marcador. Como não se arrepiar com o grito de Mário Lima, afirmando “Nasceu!”? Duas horas antes da partida, a transmissão teve início e seguiu mais de duas horas após o apito final.

No dia seguinte, na festa de chegada dos atletas ao Heriberto Hülse, mais um esquema foi planejado para não se perder nenhum detalhe da comemoração. Denis Luciano novamente organizou o time dos estúdios. Na estrada, Vitor Netto e Marco Búrigo acompanharam a carreata que começou já na BR-101. No ponto final, no Majestoso, eu novamente estava lá para cobrir a recepção ao ônibus. No pátio do estádio, dois mil litros de chopp foram disponibilizados, o que garantiu fôlego para a festa inteira.

O trabalho de toda essa equipe foi duro. Em um mesmo fim de semana, mais de dez horas de transmissão imparáveis para passar toda a emoção do momento: um acesso à Série B, que não acontecia desde 2010, colocando o clube entre os 40 principais times do Brasil novamente. A última partida disputada na segunda divisão foi no dia 30 de novembro de 2019, contra o Oeste (SP).

Sobre todo o trabalho durante o ano, o narrador Mário Lima falou do seu sentimento em relação a 2021. “Quando entramos no mercado, eu disse que somos velhos profissionais usando a nossa experiência e nos associando a jovens talentos. Atingimos com êxito o objetivo. É difícil manter uma equipe de esportes e chegamos ao fim do ano com a sensação de dever cumprido”, comentou Lima.

Já o comentarista João Nassif recordou toda a temporada e como o Timaço esteve presente em todos os momentos do futebol criciumense neste ano. “O Próspera cumpriu o seu papel, ficou na Série A do Catarinense. A cidade fica bem representada com os seus dois times. O Criciúma caiu no Catarinense, mas subiu no Brasileiro. A queda foi traumática, mas o acesso superou este trauma, tanto que o presidente Anselmo Freitas entrou para resgatar o clube e teve esse mérito”, relembrou Nassif.

Já projetando a próxima temporada, o diretor da Rádio Som Maior, Adelor Lessa, mostrou-se orgulhoso de 2021 e de todo o trabalho desempenhado pela equipe do Timaço Som Maior. “O Mário e o Nassif são dois dos melhores profissionais que conheço no país, pessoas íntegras. Ótimos de trabalhar. Este ano de 2021, pandemia, sem público nos estádios, nós cumprimos o nosso papel, apostando no futebol, nesta empreitada. Este ano foi vencedor, venceu o Timaço, a Som Maior. Venceu o Tigre, o Próspera e o Caravaggio. Com todas as dificuldades, todos venceram e vamos fazer ainda melhor em 2022”, comemorou.

Para 2022, o Timaço já sabe seus rumos. O trabalho, desta vez, será triplicado, pois acompanhará os três times que representam a região Sul de Santa Catarina: o Próspera, que disputará a Série A do Catarinense; o Caravaggio, que no último fim de semana confirmou o acesso à Série B do campeonato estadual; e o Criciúma, que jogará a segunda divisão do estado e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Comandando o time esportivo da Som Maior, o tridente continuará o mesmo. Mário, Nassif e Denis conduzirão as jornadas esportivas da rádio durante 2022, juntamente a novos talentos que surgem nas “categorias de base” da empresa, apostando-se na mistura entre experiência e juventude.

Criciúma e Anselmo

Outro personagem que se destacou neste ano foi o presidente Anselmo Freitas. Quando assumiu o clube no fim de 2020, seu principal objetivo era a reconstrução do time, após temporadas desastrosas nos últimos anos. Mesmo com toda a expectativa, o ano de 2021 não começou bem. O rebaixamento para a Série B do Campeonato Catarinense surpreendeu a cidade e abalou o clube, assim como o próprio dirigente.

Apesar de todo o contexto, Freitas se manteve no cargo, puxou as rédeas para si e iniciou uma reconstrução novamente. Para ajudar o time, ele trouxe o ídolo Paulo Baier, buscando reforçar a identidade carvoeira, que foi perdida no passado recente. O ex-meia retomou algo que era tradição por aqui: o Criciúma é quase imbatível dentro do Heriberto Hülse. Tal tradição se viu quebrada, quando o time começou a não ter mais todo esse domínio no gramado do Majestoso.

Após instabilidade na reta final da primeira fase da Série C, Anselmo, mais uma vez, resolveu mudar. Agradeceu Baier e trouxe Cláudio Tencati para ser o comandante do acesso. Foi mais um tiro certeiro. Tencati conduziu a equipe à segunda divisão nacional e conquistou outro desafio: fazer com que o Tigre vencesse fora de casa, fato que aconteceu duas vezes no quadrangular final da Terceirona.

Todas essas apostas fizeram o presidente cair nas graças da torcida, mesmo com o rebaixamento no campeonato estadual. Nas comemorações, Anselmo foi carregado nos braços dos torcedores diversas vezes, aos gritos de “Fica, Anselmo!” e “P*** que pariu, é o melhor presidente do Brasil!”.

Apesar de a principal emoção ter sido a conquista do acesso, na última semana o que deixou a cidade tensa foi o impasse sobre a continuidade do presidente no cargo para 2022. Na manhã da sexta-feira, 12, ele garantiu que iria concorrer à eleição do clube, para alívio geral. Porém, surpreendeu a todos ao declarar, na noite da mesma sexta, que desistiu de participar do processo eleitoral, o que causou um rebuliço na cidade.

A indecisão continuou durante todo o feriado da Proclamação da República, com Criciúma ficando na expectativa do que iria ocorrer, já que o prazo para inscrição das chapas era na terça-feira, 16, às 18h. A agonia carvoeira teve fim às 16h30 de terça, quando Anselmo Freitas anunciou sua própria chapa e a inscreveu. Ao término do prazo, outra notícia que satisfez a torcida tricolor: nenhuma outra chapa foi inscrita.

Agora, no dia 23 de novembro, o Conselho Deliberativo do clube se reúne e vota a aprovação da chapa de Freitas. Para ser reconduzido ao cargo, ele precisa de 50% mais um dos conselheiros presentes na reunião. “Eu havia decidido que não iria concorrer por questão de saúde e questões pessoais. Mas a nossa vontade é voltar para a Série A, então é algo que a gente quer participar. Agora temos a Série B muito forte e vamos em frente. É o momento de trabalhar junto ao Conselho e se aproximar cada vez mais dele”, declarou Anselmo.

O ano de 2022 terá fortes emoções para o torcedor carvoeiro e o Timaço Som Maior estará lá para dar voz a todos esses sentimentos!

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito