Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Tempos de eleições para os Conselhos Locais de Saúde

Conselheiros que serão eleitos nas próximas semanas vão servir nas comunidades e bairros
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/11/2019 - 14:19 Atualizado em 16/11/2019 - 14:20
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Vários Conselhos Locais de Saúde - braços do Conselho Municipal nas comunidades e bairros - estão com eleições abertas para renovar as suas representações. "É um instrumento importante de interação da população com as políticas públicas de saúde no município", afirma a vice-coordenadora dos Conselhos Locais de Saúde de Criciúma, Rindalta de Oliveira.

Entre os bairros que já agendaram suas eleições de conselhos estão o Sangão (no próximo dia 28), Colonial (dia 29) e em dezembro nos bairros Argentina (dia 5), Próspera (dia 10), Santo Antônio (dia 12) e Brasília (dia 17). "No Santo Antônio, por exemplo, não completou dois anos da atual gestão, mas como o Conselho não estava atuante, fixamos essa data para antecipar o processo e tornar o grupo ativo de novo", explica Rindalta.

Há outros bairros onde levantamentos estão sendo feitos para definir renovações. "São vários onde estão vencendo os dois anos da última eleição, que é o prazo limite. São dois anos de mandato", observa a vice-coordenadora. Para participar das eleições é necessário residir na comunidade a ser representada. "Tem que ser morador da localidade, pode ser uma unidade ou várias unidades juntas", detalha. "Há o caso do Centro por exemplo, onde a Unidade Básica de Saúde e o conselho compreendem dez bairros", enumera.

Existem casos de bairros onde não foi possível montar a eleição por falta de interessados em integrar os conselhos. "Mas a maioria tem disputas ferrenhas. Na Próspera, por exemplo, parece uma eleição de vereador, bem concorrida. Lançamos o edital e são trinta dias para as chapas se organizarem. Se tiver uma só chapa vamos lá e fazemos a posse, senão fazemos eleição normal, verificamos se as pessoas realmente moram na localidade, montamos comissão eleitoral e levamos cédulas", refere.

Passadas as eleições, o Conselho Municipal de Saúde promoverá uma capacitação que será extendida também aos conselheiros locais.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito