Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Suspensão de bolsas do Artigo 170 atinge alunos da Unesc

Governo do Estado anunciou paralisação dos repasses as universidades
Por Guilherme Nuernberg Criciúma - SC, 03/04/2020 - 09:01 Atualizado em 03/04/2020 - 09:02
Reitora participou do Programa Adelor Lessa nesta sexta-feira. Foto: Arquivo/4oito
Reitora participou do Programa Adelor Lessa nesta sexta-feira. Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Secretaria de Estado da Educação anunciou na quinta-feira, 2, a suspensão total dos pagamentos do programa UNIEDU 2020. A medida impacta diretamente os beneficiados das bolsas do artigo 170 e 171. O motivo, segundo o governo, é a incerteza e falta de previsão de arrecadação do Estado dianta da pandemia de coronavírus. 

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, lamentou a forma como foi tomada a decisão pelo Governo Estadual. "Fomos surpreendidos porque não houve um diálogo prévio conosco. Claro que é possível entender, todos nós estamos passando por ajustes, agora, suspender 100% das bolsas é impactante", comentou a reitora.

De acordo com Ceretta, quando receberam a informação, os reitores das universidades comunitárias do estado se reuniram para discutir a situação. "Todas as universidades estão abaladíssimas com isso. Os reitores estão muito preocupados. Nós vinhamos na tratativa para antecipar o pagamento, para manter os estudantes", relatou.

"Não pode haver um corte assim, os estudantes estão angustiados, mais de 10 mil alunos no nosso caso. Tivemos que reinventar a universidade em pouco espaço de tempo, investimos em tecnologia, não teve nenhum tipo de despesa reduzida", lamentou a reitora.

Para os dois semestres de 2020, o orçamento previa mais de R$ 200 milhões para as universidades do estado via UNIEDU, contemplando aproximadamente 30 mil alunos. "Eu peço aos nossos estudantes um pouco mais de tranquilidade, para que possamos encontrar, juntos, uma alternativa", concluiu Ceretta. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito