Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Soluções de problemas vão virar startups nos cursos técnicos da Satc

Alunos estarão focados nas próximas três semanas em desenvolver ideias e questões do cotidiano
Por Redação Criciúma, SC, 01/10/2019 - 17:14
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

É possível achar um problema e encontrar a solução em apenas 10 minutos? Esta é uma das perguntas que os alunos dos cursos técnicos da Satc estão tentando responder. Por meio de dinâmicas, eles buscam problemas do cotidiano, encontram ideias para solucioná-los e criam planos de negócio.  Tudo isso faz parte do projeto Startup, que envolve estudantes de Administração, Comunicação Visual e Informática.

Na primeira etapa, realizada nesta terça-feira, 1º, aproximadamente 85 adolescentes formaram grupos, apresentaram e validaram ideias. “Eles têm que criar uma startup usando as metodologias desse tipo de negócio e os conhecimentos dos três cursos. As competências adquiridas vão ser levadas para a sala de aula”, destacou o professor Gustavo de Carvalho. Outro objetivo é aprender a trabalhar em equipe com pessoas de diferentes áreas.

Já na segunda etapa, prevista para a próxima semana, é a parte de desenvolvimento e solução do problema. “A partir daí eles devem desenvolver aplicativos, sites, ou qualquer coisa que envolva tecnologia. E claro, fazer um plano de negócio”, afirmou Carvalho. A última etapa é apresentar todo o processo para os professores e colegas de sala.

Plataforma Satc 2030

Em uma das atividades do projeto Startup, os estudantes tinham que formar duas filas, uma de frente para a outra e compartilhar com os colegas as ideias que tiveram. A dinâmica é conhecida como modelo caórdico, uma das metodologias utilizadas na plataforma Satc 2030. “É organizado porque os alunos entendem que tem um sistema de organização, mas também caótico porque todos estão falando ao mesmo tempo”, explicou o coordenador do Cocreation Lab, Gustavo dos Santos de Lucca.

O projeto Startup dos cursos técnicos é uma das ações do Satc 2030, uma plataforma que tem como objetivo estimular o empreendedorismo criativo e inovação em todos os pilares da educação. As ações são baseadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU em 2015. Dentre as 17 metas globais para serem cumpridas até 2030, estão a redução das desigualdades, educação de qualidade e erradicação da fome.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito