Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"Sociedade precisa se preparar para um cenário de guerra", adverte FECAM

Em nota, Federação dos Municípios cita "cenário dramático", perda de mais vidas e pede soluções ao Governo do Estado
Por Denis Luciano Florianópolis, SC, 07/04/2020 - 16:59 Atualizado em 07/04/2020 - 17:06
Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, populares se ajoelharam pedindo para voltar a trabalhar / Divulgação
Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, populares se ajoelharam pedindo para voltar a trabalhar / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A terça-feira, 7, tem sido de protestos em Santa Catarina. Setores estão pedindo a liberação das atividades na área comercial e do transporte coletivo. Em Criciúma, comerciantes foram à Praça Nereu Ramos pedir pela suspensão dos decretos de isolamento social do governador Carlos Moisés. Em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, populares se ajoelharam diante da prefeitura e em zona de comércio no Centro da cidade para clamar pela volta às atividades.

O governador deve anunciar, ainda nesta terça, a renovação dos decretos que mantém comércio fechado e transporte coletivo sem atuação. Ele comentou nesta segunda-feira, 6, que seria precoce, agora, a volta ao trabalho.

Carta da FECAM

Neste contexto, de preocupação com a pandemia do novo coronavírus - Santa Catarina está passando dos 400 casos e conta com 11 óbitos confirmados -, a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM) publicou extensa nota na tarde desta terça referindo a posição dos líderes municipalistas. No documento, é citado "um cenário dramático" e "de guerra", e são cobradas providências pelo Governo do Estado. Confira:

RESPONSABILIDADE, MEDIAÇÃO E INFORMAÇÃO

 

Em democracias e tempos de calamidade, é necessário compromisso, parceria e união de instituições e atores políticos e sociais. Em tempos de COVID-19, a Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios – FECAM assumiu e assumirá seu papel de representação em posicionamento e defesa dos municípios, certa de que a mediação social se faz indispensável, sempre à luz da informação e transparência.

 

Um cenário dramático está cada vez mais próximo e fatalmente atingirá as pessoas, a economia, o serviço público e o modo de vida. A incerteza assola autoridades e exige um grande exercício de responsabilidade pública, em que instituições são requeridas à posição forte e decidida.

 

Neste sentido, a FECAM anota, neste dia 07 de abril de 2020:

 

1. A sociedade catarinense precisa continuar se preparando para um cenário de guerra e intensa preparação e mobilização frente ao que atingirá nosso cotidiano nas próximas semanas. É inexorável que perderemos vidas, teremos extraordinárias dificuldades em atender milhares de pacientes, o mundo entrará em processo recessivo e que as autoridades públicas serão testadas por desafios de ordem social, em dimensão até agora inimaginadas. Nesse cenário distópico, decisão sem informação seria irresponsabilidade.

 

2. Por esta razão, a FECAM roga ao governo do Estado de Santa Catarina: 
a) Os gestores municipais e a sociedade precisam saber sobre estimativas de chegada do “pico projetado do vírus” em Santa Catarina. O cenário de alastramento da doença é fundamental para a tomada de decisão em todos os níveis.
b) As autoridades sanitárias estaduais devem apresentar à sociedade e às instituições, um projeto efetivo de contingenciamento e enfrentamento da pandemia, especialmente a logística hospitalar, equipamentos e insumos que ofereçam segurança mínima à população, com informação sobre a real capacidade de infraestrutura disponível.
c) É urgente que o governo do Estado constitua alianças regionais com participação de municípios e forças sociais locais para a constituição de infraestrutura em saúde.
d) A FECAM compreende que as autoridades estaduais precisam acelerar e apresentar informações reais sobre cenário, estimativas de impacto e real capacidade de enfrentamento à calamidade que se aproxima, uma vez que referidas informações são elementos indispensáveis na tomada de decisão sobre novas liberações e retomadas de atividades, destacadamente, o comércio, tanto clamado por tantos setores sociais. 

 

3. Por fim, uma palavra à sociedade e às forças produtivas catarinenses:
Não há precedentes históricos para o momento que vivemos. Modo produtivo, forças de trabalho e dinâmica econômica fatalmente serão colocados sob enormes desafios. O único
caminho aceitável é a subsistência em cadeia, do modo de vida e da dinâmica de produção. Rogamos a Deus em sua infinita sabedoria que nos ilumine nesta equação.

 

4. A FECAM também se pronuncia frente ao municipalismo:
A FECAM sabe quão extraordinária tarefa se exigirá dos mandatários e lideranças municipais e pede determinação, força e sobriedade para administrar com equilíbrio e justiça esse momento. Não há outro caminho senão a ponderação entre preservação da saúde e mediação econômica, com responsabilidade.

 

Por fim, diante conjuntura tão complexa, a FECAM reitera a responsabilidade de mediação entre retomada econômica e saúde. A Federação reitera a necessidade de tratamento diferenciado para pequenos municípios e regiões com baixo adensamento populacional. Na fronteira produtiva e atividades comerciais, é necessário continuar avançando em liberações gradativas, responsáveis e controladas, se necessário com punição exemplar a descumprimento de preceitos e considerando características regionais e respeitando as peculiaridades das grandes conurbações urbanas que exigem tratamento mais restritivo. Santa Catarina haverá de ter consciência que a quarentena e a prática de liberações e restrições poderá nos acompanhar por longas semanas, como forma de administrar esse fenômeno biológico que assola nossas vidas.

 

Antes e acima das medidas e procedimentos acima, resta urgente demonstrar à sociedade catarinense um panorama real da extensão temporal de quarentena e restrição social que ainda nos aguarda e, especialmente, pactuação social ampla, mediante envolvimento da sociedade civil na construção de estratégias regionais de infraestrutura em saúde e consolidação de plano estatual de enfrentamento ao mal invisível chamado COVID-19, tarefa que requeremos das autoridades sanitárias estaduais. 

 

Que saibamos todos que esta será a tarefa mais extraordinária de nossas vidas e que tenhamos consciência de que, apesar da sabedoria catarinense, caminharemos
condicionados por limitações, sofrimento e necessidade de resistência e combate coletivo.

 

CONSELHO EXECUTIVO DA FECAM
Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito