Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sobe 55,5% número de internações de Covid-19 em UTI em Criciúma

Maior número foi registrado no domingo, com 14 pacientes internados nas redes pública e privada, entre casos suspeito e confirmados de coronavírus
Por Heitor Araujo Criciúma - SC, 25/05/2020 - 13:31
Foto: Arquivo / Divulgação
Foto: Arquivo / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Chegou a 14 o número de pacientes internados com confirmação ou suspeita de Covid-19 em Criciúma. O número do domingo, 24, último boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura, representa um aumento de 55,5% em relação aos internados na sexta-feira, que era de nove. 

O cenário apresenta uma leve mudança neste início de semana. Até a sexta-feira, não havia internações na rede privada, sendo todas no Sus. Porém, das 14 internações de domingo, 11 estavam pelo Sus no Hospital São José, representando uma taxa de ocupação de 61% dos leitos disponibilizados pelo sistema público de saúde.

No fim da noite de domingo, um paciente de 72 anos, que estava internado desde abril, veio a óbito. Assim, permanecem internadas 10 pessoas pelo Sus em Criciúma, com uma taxa de ocupação de leitos de 55%. De acordo com o diretor técnico do São José, Raphael Elias Farias, a situação no hospital ainda é considerada tranquila.

"Mesmo padrão da semana passada. Se há preocupação, depende dos próximos dias. Neste momento a situação está sob controle, porque ainda temos leitos vagos e a estrutura compatível para o atendimento", justificou. O médico infectologista lembra que a contratação de mais leitos de UTI depende do governo do Estado.

O hospital tem espaço físico para ampliar a ala de Covid-19 em mais 40 leitos, mas depende da disponibilidade de respiradores mecânicos. "A gente tem expectativa de que mais respiradores possam vir para a região. A máxima ocupação foi de 11, ultrapassamos levemente 50% a ocupação", estima Raphael.

"É tudo muito lento, não é uma coisa que deva mudar do dia para a noite. São pacientes que ficam uma permanência alta de UTI, a sobrecarga do sistema se dá progressivamente", completa o médico.

O número de internações em UTI na rede pública vem em crescimento constante. A rede privada, que até a semana passada tinha zerado o número de pacientes em UTI, tem três internados no momento. 

Este é o pico de internações em UTI no município por Covid-19, entre casos suspeitos e confirmados. O recorde anterior era de 11, entre os dias 10 e 11 de abril, antes das medidas de isolamento social, e também no dia 17 de maio, já reflexo da flexibilização.

Por outro lado, o número de internações em clínica diminui no município. Chegou a ser 26 na última sexta-feira e agora está em 17. 

A reportagem do Portal 4oito tentou contato com a regional de Saúde do Sul catarinense para saber a possibilidade de entrega de equipamentos para novos leitos de UTI na região. A assessoria de imprensa do governo do Estado solicitou os questionamentos por e-mail, encaminhado no meio da manhã desta segunda-feira, mas ainda sem resposta. 

Tags: coronavírus

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito