Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sob influência do El Niño, saiba como será o inverno em Santa Catarina

Estação inicia, oficialmente, nesta quarta-feira (21)
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 20/06/2023 - 12:31 Atualizado em 20/06/2023 - 16:54
Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline.com.br
Foto: Mycchel Legnaghi/@saojoaquimonline.com.br

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O clima ameno já predomina em Santa Catarina, no entanto, o inverno inicia no Hemifério Sul, oficialmente, nesta quarta-feira (21), às 11h58. A estação tem a influência do El Niño, fenômeno que provoca alteração nas temperaturas do Oceano Pacífico e, com isso, dificulta o avanço de frentes frias no país e acentua o calor no verão.

O inverno tem, como média histórica, no litoral Sul de Santa Catarina, temperaturas mínimas entre 9°C e 10°C e máximas de até 23°C. A chuva durante os meses da estação - junho, julho e agosto -, normalmente, atinge 100 milímetros. Para 2023, a precipitação pode se manter ou registrar um aumento de até 10% em determinadas regiões do estado.

"A temperatura pode ficar entre 0,5°C e 1°C acima da média histórica", afirma o climatologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), Márcio Sônego. "Não quer dizer que não vá fazer frio. Mesmo com o fenômeno, nós tivemos invernos com noites frias de até -2°C", complementa o especialista. 

Neve em Santa Catarina... Quando?

Sônego afirma que na próxima semana, na quinta-feira (29), uma nova frente fria chega ao estado. "Mas sem previsão de neve por enquanto", afirma o especialista. "Na verdade, o que a gente tem visto nos últimos anos, é um maior risco de neve na segunda quinzena de julho e na primeira de agosto", acrescenta. 

LEIA MAIS:

Mesmo com o El Niño e, consequentemente, o clima mais quente que o normal, a neve deve chegar em Santa Catarina neste ano. "O fenômeno é uma precipitação e, conforme a entrada de uma massa de ar frio mais poderosa, pode sim acontecer", explica o Sônego.  

Balanço do outono

O climatologista da Epagri também fez um balanço do outono, que se despede com os seguintes dados: 

  • março: mês com temperaturas acima da média histórica: 2°C mais quente; 
  • abril: mês com temperaturas dentro da média histórica: 20°C;
  • maio: mês com temperaturas acima da média histórica: 1,4°C mais quente;
  • junho: mês com temperaturas acima da média histórica: 1,5°C.

El Niño também deve influenciar na primavera

O fenômeno El Niño também deve influenciar na primavera, que inicia em 23 de setembro e encerra em 22 de dezembro. "Os três meses dessa estação serão mais chuvosos, acima da estimativa", finaliza Sônego. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito