Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Silvinho torna-se o artilheiro isolado do Tigre na temporada

Atacante soma ainda uma assistência e precisa de duas partidas para participar diretamente de um gol pelo clube
Por Heitor Araujo Criciúma, SC, 23/09/2021 - 16:59 Atualizado em 23/09/2021 - 16:59
Silvinho comemora gol contra o São José, o primeiro no retorno ao Tigre (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)
Silvinho comemora gol contra o São José, o primeiro no retorno ao Tigre (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Em apenas 10 jogos, Silvinho já é o artilheiro do Tigre na temporada, com quatro gols marcados. O atacante tem, ainda, uma assistência, o que o coloca como o jogador que mais participou diretamente de gols em 2021, ao lado do volante Eduardo, que tem dois gols e três assistências em 34 partidas. 

A contratação de Silvinho em meio à Série C foi um negócio de ocasião para o Criciúma; o atacante saiu brigado com a diretoria do CSA depois de ter completado sete partidas pela Série B, o que inviabilizou negociar com qualquer clube daquela divisão. Identificado, escolheu assinar com o Tigre até o fim da temporada. 

Na apresentação, disse-se um atacante mais armador em relação àquele que vestiu a camisa do clube em 2014 e 2017, mas é pelos gols que tem se destacado. Apesar da importância na classificação antecipada do Tigre na Série C, o jogador chegou a ter em torno de si o fantasma da "má-fase", especialmente após os quatro jogos sem ganhar do time (derrotas contra Paraná, Novorizontino e Hercílio Luz e empate contra o Botafogo, em casa).

Após uma estreia empolgante contra o Figueirense, quando deu o passe para o gol de Hygor que decretou a vitória por 1 x 10, Silvinho foi o grande destaque na vitória por 2 x 1 contra o São José, ambos os jogos no Majestoso. De saída, o atacante foi o responsável direto pela conquista de seis pontos do Criciúma na Série C.

O jogador tem sido escalado sempre como atacante pelo lado esquerdo, com a função de auxiliar Hélder na marcação. Depois do início arrasador, Silvinho viveu cinco jogos sem marcar ou dar passe para gol.

O reencontro com as redes foi na partida que selou a classificação antecipada na Série C, vitória por 3 x 0 contra o Mirassol. No último jogo, contra o Juventus, Silvinho foi fundamental para a primeira vitória na Copa Santa Catarina. Deu o último passe antes da assistência de Hélder para o gol de Renan Areias e marcou o segundo em chute de fora da área. 

Após o jogo contra o Mirassol, Paulo Baier admitiu que Silvinho vinha rendendo abaixo do esperado.  "O Silvinho não vinha bem nas últimas três partidas. É um jogador de extrema importância para nós, precisava dar confiança para ele", disse o técnico em coletiva.

Depois, Silvinho mesmo falou sobre o assunto e negou a má fase. "Eu preciso receber a bola, o Paulo sabe disso. Tivemos uma conversa boa essa semana antes do jogo contra o Mirassol. Sou um jogador que preciso receber a bola, estar sempre com ela. Mesmo que seja um passe simples para o zagueiro, preciso encostar na bola para estar em movimentação no jogo", disse o atacante.

"Infelizmente a gente não conseguiu ficar tanto com a bola nos jogos contra Paraná e Botafogo, isso acaba me prejudicando. Contra o Mirassol a gente teve o controle e consequentemente eu busquei mais a bola. Confio muito no meu futebol e sei que se eu receber a bola, posso dar conta do recado", completou.

As conversas entre o atacante e o técnico pareceram surtir efeito e Silvinho reencontrou a importância dentro do time. Com o gol na última quarta-feira, isolou-se na artilharia do Tigre na temporada, com apenas 10 jogos - ele tem menos jogos que Marcão, Fellipe Mateus e Hygor, vice-artilheiros com três gols, mas 16, 15 e 11 partidas no ano.

Desde a saída de Léo Gamalho, artilheiro do Tigre em 2019 com 13 gols, Silvinho é o segundo jogador que mais balançou as redes, ao lado de Carlos César e Andrew, ambos em 2020. Eles só estão atrás de Michel, artilheiro na temporada passada com cinco gols em 15 jogos.

Em relação à participação direta, que envolve gols e assistências, Silvinho está empatado com Eduardo em 2021, mas com média superior - 0,5 por jogo para Silvinho, enquanto o volante, com dois gols e três assistências, tem média de 0,14 por partida. 

Em seguida estão Hélder e Marcão, com quatro participações diretas: o lateral-esquerdo tem dois gols e duas assistências em 34 jogos, média de 0,11, e o centroavante três gols e uma assistência em 16 partidas, média de 0,25. O jogador que menos precisa de jogos para participar diretamente de gols é o recém-contratado Renan Areias. Em três jogos, o volante deu um passe e fez um gol, média de 0,66. 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito