Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede em Forquilhinha

Iniciativa é referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos
Por Redação Criciúma, 24/03/2024 - 11:33 Atualizado em 24/03/2024 - 11:37

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Sesc Mesa Brasil inaugura, nesta segunda-feira (25), em Forquilhinha, a sexta sede em Santa Catarina. A cerimônia inicia às 14h, no Sesc Comunidade (Rua João José Bento), onde o novo espaço está localizado. O evento contará com as presenças do presidente da Fecomércio SC, Sesc e Senac, Hélio Dagnoni, da diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista, autoridades, convidados e comunidade.

Com uma trajetória de 20 anos no estado, o Sesc Mesa Brasil é referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. O programa mobiliza uma grande rede de solidariedade, conectando parceiros doadores de alimentos a instituições sociais cadastradas, levando de onde sobra para onde falta. Desta forma, garante que alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo, sejam direcionados para quem mais necessita.

Em âmbito nacional, há 30 anos o Sesc faz parte desta grande rede de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem a missão de "contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Primeira sede no Sul de SC

A nova unidade soma esforços ao trabalho já realizado pelas sedes do Sesc Mesa Brasil em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e São José. No ano anterior, com a doação de 374 parceiros, foi possível distribuir quase 3,2 toneladas de alimentos para 500 instituições sociais, beneficiando 118 mil pessoas em 71 cidades catarinenses.

Para a implantação do Sesc Mesa Brasil em Forquilhinha, o Sesc investiu mais de R$ 1,5 milhão em obras e equipamentos, incluindo a aquisição do veículo para transportar as doações e container com espaço para fazer a triagem, a manipulação e o armazenamento adequado desses alimentos.

“A região Sul do estado era a única que não conseguíamos atender com o programa Sesc Mesa Brasil. Agora podemos afirmar que estamos em todo o estado, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais, distribuindo alimentos, capacitando pessoas em busca da melhoria da qualidade de vida e da realização de sonhos", destaca a diretora regional do Sesc-SC, Simone Karla da Rocha Batista.

De acordo com o presidente da Fecomércio, Sesc e Senac SC, Hélio Dagnoni, a inauguração representa uma ampliação importante na abrangência do programa. “Esta iniciativa reafirma o compromisso da Confederação Nacional do Comércio (CNC), através do seu presidente José Roberto Tadros, com a cidadania, a sustentabilidade e a realização do direito humano à alimentação adequada”, destaca Dagnoni.

O Sesc Mesa Brasil faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, é certificado pela Global Foodbanking Network e desenvolve ações alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

O Sesc integra o Sistema Comércio, que em Santa Catarina é representado pela Fecomércio, Sesc e Senac SC. Instituição sem fins lucrativos, desde 1946 o Sesc transforma para melhor a vida de milhares de pessoas, de destacando pelo caráter social e atuação em todo o país.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito